Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Turismo de aventura: onde pode ser praticado?

Turismo de aventura: onde pode ser praticado?

Saiba do que se trata o turismo de aventura e conheça 5 lugares incríveis para esta prática no Brasil! Confira porque realizar esta atividade

 

Muitas pessoas viajam para descansar, mas existem também muitos turistas que viajam em busca de adrenalina e emoção, é isso que chamamos de turismo de aventura. 

 

Ao contrário do que muita gente pensa, o turismo de aventura não se trata de algo perigoso ou de atividades muito radicais. Na realidade, esta prática consiste em realizar atividades na natureza sem competir, somente por diversão.

 

Neste artigo, você conhecerá 5 lugares brasileiros para praticar turismo de aventura. Vamos lá?

O que é turismo de aventura?

Segundo o Ministério do Turismo, encontramos o seguinte conceito: “Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.”

 

Assim, para quem aprecia o contato com a natureza e uma boa dose de adrenalina praticar esta atividade pode ser muito prazeroso. Já que a modalidade é simples e segura. Além disso, existem muitos esportes que se enquadram nesta categoria, veja alguns:

 

  • Escalada;
  • Rapel;
  • Mergulho;
  • Paraquedismo;
  • Rafting;
  • Canoagem;
  • Kitesurf;
  • Bungee Jumping;
  • Surfe;
  • Entre outros.

 

Vale destacar que o turismo de aventura difere do ecoturismo, que se refere a visitação e exploração dos destinos onde a natureza é a principal destaque, focando em manter as áreas intactas. 

5 Lugares para praticar turismo de aventura no Brasil

Você busca sair da sua zona de conforto e deseja testar seus limites praticando turismo de aventura? Então, saiba que o Brasil, por conta de seus recursos naturais, apresenta vários lugares para esta prática. Conheça a seguir os 4 locais mais buscados para esta finalidade.

Brotas (São Paulo)

Localizada em São Paulo, a cerca de 240 km da capital, o local apresenta grande variedade de passeios e atrações, como o rafting, o arvorismo, a tirolesa e alguns esportes aquáticos.

 

Já para quem busca um contato relaxante com a natureza, a cidade possui mais de 74 cachoeiras. Lá, você pode descer as correntezas do Rio Jacaré Pepira, um dos poucos rios que restam sem nenhum índice de poluição. 

 

Além disso, você encontra vários hotéis e pousadas na cidade, para todos os gostos e bolsos. Há diferentes atividades gratuitas ou pagas, como o famoso Parque da Aventura, um lugar todo estruturado para a prática de algumas atividades radicais. 

 

Paintball, cavalgada, beach tênis, quadriciclo e boia cross, por exemplo, são algumas das atividades que fazem de Brotas ser conhecida como Capital da Aventura.

Chapada Diamantina (Bahia)

A região é uma dos destinos de turismo de aventura mais buscados no país. Não é à toa, já que o visual deslumbrante do local engloba 28 cidades e mais 150 vilarejos. Lá, você encontra cânions, cavernas, grutas, paredões enormes, rios e cachoeiras.

 

Para os amantes de trekking, a região apresenta um paraíso. Dentre as diversas trilhas, destacamos a trilha do Vale do Peti assim como o Morro do Pai Inácio, a 1.120 metros de altitude.  

 

Do alto do morro, você consegue uma vista panorâmica e espetacular da Chapada, assim como o complexo Serra das Paridas, suas pinturas rupestres  e o Poço Encantado. 

Além das trilhas, você ainda pode realizar outras atividades como o rapel, a escalada, a flutuação, a tirolesa e outras mais. 

Bonito (Mato Grosso do Sul)

Bonito fica a 300 km da capital Campo Grande e, embora seja uma pequena cidade com cerca de 22 mil habitantes, costuma ser muito buscada pelos fãs do turismo de aventura, se apresentando como um centro de  ecoturismo do estado.

 

A região ficou muito conhecida por conta de seus rios de água translúcida, como o Rio Prata, repleto de peixes e ideal para a prática de snorkelling. Desta forma, o local incentiva a preservação da região e conta com guias turísticos em seus principais passeios.

 

Além do Rio Prato, o Abismo Anhumas, uma enorme caverna coberta de estalactites, costuma se destacar entre as atividades do lugar. Lá, você pode praticar rapel assim como mergulho em lago subterrâneo.

Jalapão (Tocantins) 

 

O destino ganhou popularização nos últimos anos e entrou para a lista dos lugares mais desejados de quem ama praticar atividades de aventura. Afinal, o Parque Estadual do Jalapão trata-se de um ecossistema gigante, com muita natureza preservada.

 

Localizado a 150 km da capital de Palmas, a região possui mais de 34 km de área total e abriga vários atrativos para os caçadores de aventura, como trilhas, piscinas naturais, mirantes, dunas, cachoeiras, morros e rios. 

 

Desta forma, você pode praticar rapel, rafting e trekking se deslumbrando com a paisagem incrível. A região costuma tirar o fôlego de seus visitantes.

Boituva (São Paulo)

mulher pulando de paraquedas

Boituva é conhecida como o centro da aventura no estado de São Paulo, situada na região metropolitana de Sorocaba, a cerca de 120 km da capital. O local permite a realização de diferentes atividades radicais, como o paraquedismo, o balonismo e o rafting.

 

Embora se trate de uma cidade do interior, possui uma excelente infraestrutura para os turistas, com muitas pousadas e hotéis de gostos e preços variados. Quando se trata de atividades radicais aéreas, o local é o destino mais buscado da América.

 

Isso porque a cidade abriga o CNP, Centro Nacional de Paraquedismo, ou seja, a maior área para praticar paraquedismo na América Latina e uma das maiores do mundo. Portanto, o local recebe atletas do paraquedismo do mundo inteiro e também oferece cursos de paraquedismo para os interessados. 

 

Além disso, é um dos principais destinos nacionais para a prática de balonismo, onde o cenário encanta com suas belas serras, cachoeiras e muitos campos verdes. 

Por que praticar turismo de aventura?

Além de testar seus limites e aproveitar todos os benefícios dos esportes radicais que esses lugares apresentam, o turismo de aventura entrega muitas vantagens. Afinal, se trata de um passeio livre de regras e possibilita um maior contato com a natureza.

 

Desse modo, você consegue viver experiências incríveis a partir de diferentes olhares. Parte de nossa alegria vem de conhecer novos lugares, novas culturas e momentos. Uma das melhores formas de se conseguir isso é conhecendo lugares diferentes. 

 

Sem contar, é claro, com todos os benefícios para nossa saúde física e mental.

 

O que você acha de começar este tipo de turismo em Boituva? A Sky Company está preparada para te receber e proporcionar um dos melhores momentos de aventura da sua vida. Entre em contato com a equipe e saiba mais sobre os seus serviços.

 

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade