Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

O que é necessário para praticar turismo de aventura?

O que é necessário para praticar turismo de aventura?

Curte se aventurar? Saiba mais sobre o turismo de aventura e conheça as atividades que precisam de coragem, mas valem a pena pela adrenalina! 

 

Para muitas pessoas, uma boa viagem significa aproveitar a vida conhecendo lugares famosos, curtir e relaxar. Para outras, é sair completamente da zona de conforto, se desafiar e fugir da rota dos destinos óbvios, e tudo isso, com muita adrenalina, é o caso do turismo de aventura.

 

Se você faz parte do segundo grupo, esse post é para você. Então, se ficar o dia todo descansando na beira do mar das cidades turísticas literalmente não for sua praia, talvez devesse conhecer um pouco mais sobre esse tipo de turismo. 

 

Nele, o contato com a natureza é muito mais intenso, recreativo, diferente e põe seus limites à prova! 

O que é o turismo de aventura? 

Segundo o Ministério do Turismo, o turismo de aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de aventura de caráter recreativo e não competitivo. 

 

Ou seja, essa modalidade de turismo envolve principalmente o contato com a natureza e seus elementos, como árvores, rios, cachoeiras, mares e até mesmo o céu, pois como diz o ditado popular, ele é o limite! 

 

Porém, apesar de envolver a natureza, nada de tranquilidade e descanso. Pelo contrário, a aventura toma conta desse turismo e as experiências são repletas de atividades físicas e sensoriais de muita adrenalina e superação. 

 

Se desafios é algo que já está acostumado, e pensar em paisagens naturais incríveis ao invés de pontos turísticos lotados te dá vontade de fazer as malas, o turismo de aventura é o programa perfeito! 

 

Mas saiba que não é só sair por aí desbravando o mundo como se fosse Indiana Jones do turismo. Por questões de segurança, todas as atividades precisam ser devidamente reconhecidas e legalizadas pelos devidos órgãos responsáveis. 

 

Afinal, se aventurar é uma delícia, mas para aproveitar ao máximo, estar em segurança é fundamental, já pensou pular de paraquedas com uma sacola de plástico? Nunquinha, né? Então fuja dessas furadas! 

O que é necessário para praticar essa modalidade de turismo? 

Aventuras não precisam (e nem devem) significar perigo, portanto, são necessários alguns cuidados para se aventurar nesse turismo que foge dos padrões. 

Vontade

Parece um pouco clichê, né? Mas o turismo de aventura, apesar de poder ser feito por qualquer um, não é para qualquer um, principalmente porque exige muito esforço e coragem. 

 

Diferentemente de idas às praias paradisíacas ou aos monumentos turísticos, se aventurar em um surf ou mergulho com tubarões requer muita determinação e confiança. 

 

Então, nossa dica é: apenas faça aquilo que tiver muita vontade, certeza e animação e jamais se aventure apenas por pressão alheia ou obrigação. Curta o turismo de aventura com muito prazer e disposição, combinado?  

Segurança

Esse item é o mais importante e obrigatório nesse tipo de turismo. A segurança, além de dar mais confiança ao turista, assegura que ele irá aproveitar as atividades da melhor maneira possível e ter uma experiência inesquecível. 

 

E por inesquecível, queremos dizer incrível e não inesquecível porque praticou rafting em uma caixa de papelão e se afundou no rio, hein! Então, antes de qualquer coisa, não abra mão da sua segurança: 

 

  • procure por empresas sérias com profissionais habilitados;
  • tenha certeza que os equipamentos são regulamentados;
  • saiba se os equipamentos passam por inspeções e manutenções frequentes;
  • tire todas as suas dúvidas com os profissionais;
  • além disso, procure por empresas com experiência e que tenham avaliações positivas.

E foi pensando na segurança, que a Sky Company é extremamente cautelosa em relação aos seus equipamentos, todos revisados, checados e testados constantemente, além de seguirem todas as normas que regem o paraquedismo. 

Orientação 

Assim que agendar e procurar pela empresa ou agência que guiará suas atividades, tenha certeza de estar atento a todas as orientações. Alguns passeios requerem instruções específicas, e para que sejam feitos em seguranças, elas precisam ser seguidas. 

 

As orientações vão das mais simples, desde a vestimenta adequada e acessórios indispensáveis como óculos de sol e protetor solar, por exemplo, até orientações técnicas para realizar adequadamente às atividades. 

 

Um exemplo disso, é o curso de paraquedismo da Sky Company, considerado o mais moderno e seguro método de instrução de queda livre, desenvolvido para você ter uma das melhores experiências da sua vida! 

 

Quais atividades podem ser feitas? 

Apesar de a natureza ser o destino mais comum do turismo de aventura, os espaços podem ser variados, como: urbano, rural, espaços ao ar livre ou edificados, áreas protegidas e particulares ou públicas. 

 

Já as atividades, são as mais diversas: 

 

No água: 

  • surf;
  • rafting
  • bóia cross;
  • canoagem; 
  • bodyboard;
  • mergulho;
  • esportes aquáticos em geral;

 

Na terra: 

  • escalada;
  • rapel;
  • mountain bike; 
  • cavalgada;
  • trekking; 
  • trilhas;

 

No ar: 

  • balonismo;
  • asa-delta;
  • parapente;
  • arvorismo;
  • buse jumping;
  • paraquedismo;

 

Se você leu até aqui, com certeza tem vontade de se aventurar em algum desses esportes, por isso, vamos te dar os principais motivos para saltar de paraquedas ainda esse ano

Dicas para quem ainda está em dúvida

Como esses esportes são diferenciados, é normal ficar em dúvida, principalmente por conta do receio de dar algo errado.

 

Essa não é nem uma dica, é uma regra:  todos esses esportes precisam ser feitos com ajuda de profissionais qualificados, caso contrário, o que era para ser uma experiência espetacular e cheia de aventura, se torna um momento propenso a acidentes e perigos nada agradáveis. 

 

Outra dica é buscar por vídeos, fotos e relatos das atividades e informações sobre elas. Assim, você se familiariza com o esporte e sabe se realmente é aquilo que quer e qual deles se encaixa mais no seu perfil, seja no ar, água ou terra. 

 

Todas essas atividades são incríveis, e apesar de levar turismo no nome, não precisa sair da sua cidade para praticá-los, afinal, às vezes ficamos cansados de fazer sempre as mesmas coisas e um pouco de adrenalina pode renovar nossa alma! 

 

Se interessou pelo turismo de aventura? A Sky Company é uma escola de paraquedismo que está pronta para te ajudar a viver essa aventura. Entre em contato, tire todas as suas dúvidas e quem sabe, agende seu salto hoje mesmo. 

 

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade