Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

10 modalidades de salto de paraquedas para todos conhecerem

10 modalidades de salto de paraquedas para todos conhecerem

Conheça 10 estilos de salto de paraquedas diferentes e que todos vão adorar descobrir

 

O paraquedismo vem ganhando mais adeptos a cada ano, conquistando aqueles que se interessam pelos pulos de paraquedas e toda a adrenalina decorrente do salto.

 

Com a tecnologia para o esporte avançando rapidamente, cada vez é mais seguro realizar a prática e, inclusive, inventar novos jeitos de saltar.

 

Obviamente, as modalidades além do salto tradicional são para paraquedistas experientes e com muitas horas de voo. É preciso muita técnica e conhecimento para encarar alguns estilos, mas é possível – com muito treino – atingir o nível dos profissionais.

 

Quer conhecer 10 modalidades de pulos de paraquedas existentes? Confira nosso post sobre o assunto!

1. Salto Duplo de Paraquedas

O primeiro tipo dos pulos de paraquedas é o estilo mais simples, mas extremamente recomendado para iniciantes e curiosos.

 

Nessa modalidade, um instrutor profissional, com muitas horas de paraquedismo, acompanha toda a aventura guiando e controlando o aluno até o solo.

 

Essa fase de iniciação ajuda os novatos a pegarem gosto pelo esporte e, desse modo, faz com que a prática se torne algo mais sério. Para os interessados, é possível procurar cursos de paraquedismo para se tornar um verdadeiro atleta do céu.

 

Voltando às características da modalidade, o salto duplo de paraquedas proporciona cerca de 30 segundos em queda livre, com – aproximadamente – 8 minutos de voo de paraquedas aberto.

 

É uma ótima oportunidade para contemplar a natureza e viver uma sensação de liberdade sem igual.

2. Freestyle

Também conhecido como “estilo livre”, a modalidade freestyle é realizada por paraquedistas experientes e que desejam ir além de um simples salto.

 

Aqui, os pulos de paraquedas também são realizados em duplas, com uma diferença sutil: os paraquedistas vão separados, sendo uma pessoa para realizar os movimentos e a outra para registrar toda a ação.

 

Durante a queda, o freeflyer realiza movimentos artísticos, que lembram o balé ou a ginástica rítmica. Assim, força, flexibilidade, coordenação motora e a habilidade com paraquedas contam muito, resultando em um verdadeiro show no céu.

3. Freefly

Bem parecido com o estilo Freestyle, o Freefly sobe um degrau na complexidade e aventura, já que os paraquedistas realizam manobras mais variadas e que impactam diretamente na velocidade da queda livre – que pode atingir até 400 km/h.

 

Normalmente, o freefly também é realizado por duas pessoas, aquele que vai realizar os movimentos e outro para registrar a ação.

 

Porém, durante o salto, as manobras executadas envolvem mais liberdade e adrenalina, já que é bem comum voar de cabeça pra baixo, de lado, sentado, em pé e até de lado. Na verdade, não existem limites para esse estilo!

4. Estilo e Precisão

Extremamente usada em competições de paraquedismo, a modalidade de Estilo e Precisão envolve muita técnica e habilidade em conduzir o paraquedas até um local específico no solo. No entanto, até chegar lá, o atleta precisa realizar alguns movimentos acrobáticos para, depois, pousar em segurança no local indicado.

5. Pouso de Alta Performance (Swooping)

Outra modalidade muito criativa e cheia de adrenalina é o Pouso de Alta Performance, onde o atleta precisa percorrer, em posição horizontal, um corredor marcado no solo.

 

Toda a ação acontece em alta velocidade, com o paraquedista demonstrando muita técnica e habilidade para atingir as expectativas do estilo.

G0047121

6. Wingsuit

Mais um estilo de voo em posição horizontal mas, desta vez, longe do solo.

 

O wingsuit é uma roupa especial onde o atleta conta com “asas” debaixo dos braços, que permitem o deslocamento rápido e preciso pelo céu.

 

Aqui, o objetivo é se deslocar pela maior distância possível, para mostrar qual atleta possui mais controle sobre o equipamento e conhecimento de voo.

7. Cross Country

Bem parecido com o estilo Wingsuit, o Cross Country consiste em percorrer a maior distância possível com o paraquedas aberto. Dependendo da força do vento, habilidade do paraquedista e local do salto, é possível voar por dezenas de quilômetros nessa modalidade.

8. Base Jump

Voltado para paraquedistas extremamente profissionais e radicais, o base jump consiste em um salto de um morro, prédio, ponte, entre outros, no qual o tempo até a abertura do paraquedas é bem reduzido. Por isso, não há espaço para erro nessa modalidade.

 

Um famoso base jump realizado no Brasil é o salto de Felix Baumgartner, que partiu do braço do Cristo Redentor, no RJ, em 2001. O atleta bateu o recorde da modalidade, com a menor altura de base jump já realizada até hoje.

9. Skysurf

Sim, essa modalidade é exatamente o que o nome sugere: uma possibilidade de, literalmente, surfar no céu com uma prancha adaptada e bem parecida com o surf marítimo.

 

Do mesmo modo que o Freefly ou Freestyle, o Skysurf consiste em um salto com duas pessoas, onde a primeira será responsável pelas manobras mais incríveis e variadas possíveis, e o segundo, o câmera, é responsável por registrar a aventura. Legal, né?

10. Grandes Formações

Também conhecido como Big Ways, as Grandes Formações são saltos complexos por envolverem muitos paraquedistas em um mesmo voo, além de exigir uma grande sincronia para que tudo saia como o esperado.

 

Assim, com o devido treino e experiência, é possível que dezenas de paraquedistas saltem e formem desenhos durante a queda, resultando em um verdadeiro espetáculo no céu.
O maior salto de uma grande formação foi realizado em 1998, em Chicago, e contou com 246 paraquedistas. Para atletas iniciantes ou profissionais que contemplaram a aventura, certamente foi uma experiência inesquecível, como todos os pulos de paraquedas existentes.

 

Já pensou como seria saltar de paraquedas também?

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade