Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

8 equipamentos essenciais para saltos de paraquedas

8 equipamentos essenciais para saltos de paraquedas

Para uma aventura completa e segura, é necessário utilizar os equipamentos para salto de paraquedas adequados para a prática. Conheça agora quais são eles

 

Existem vários motivos para que uma pessoa seja adepta da prática do paraquedismo, como autoconhecimento, desafiar barreiras do medo, ter novas experiências, motivações e viver a sensação de liberdade que a atividade traz.

 

Considerado um esporte radical, o paraquedismo libera grandes doses de adrenalina no corpo, sendo a substância produzida em situações de emoções extremas. 

 

Como qualquer outra prática considerada de aventura que envolve altos níveis de estímulo, é preciso ter atenção aos itens utilizados, garantindo proteção e desempenho durante a atividade.

 

Portanto, conhecer os equipamentos para salto de paraquedas é essencial para que você tenha uma experiência memorável e com muita segurança.

Conhecendo os itens essenciais para o paraquedismo

Para realizar um salto de paraquedas, não basta apenas ter um profissional qualificado ao lado e uma grande vontade de saltar. 

 

É preciso conhecer e confiar em cada fase do processo, para que tudo ocorra com segurança, garantindo a integridade do paraquedista e instrutor.

 

A lista abaixo traz alguns itens necessários para um bom salto e uma aterrissagem segura. São eles:

Paraquedas principal e reserva

O velame é a parte principal do paraquedas. Sem ele, não existe salto!

Formado por uma estrutura de náilon com formato de asas, o velame – o paraquedas em si – é o equipamento que fará você controlar o voo e voltar ao solo em segurança.

 

Justamente pela sua importância, a mochila (ou contêiner) que carrega o paraquedas principal, leva também o velame reserva, sendo o primeiro alocado na parte inferior da mochila e o segundo, na parte superior. 

 

Ambos devem ser dobrados corretamente e não devem ser armazenados no contêiner por muito tempo, para não serem afetados por fatores externos e estragarem, prejudicando o uso.

 

Outro ponto importante para garantir a proteção do esportista é saber qual tipo de velame é o mais adequado: retangular, semi-elíptico e elíptico. A escolha é feita com base em cálculos que consideram o peso total do paraquedista e do equipamento completo. 

Altímetro e DAA (Dispositivo de Abertura Automática)

Para saber o momento certo para abrir o paraquedas, o esportista precisa estar atento à altura em que se encontra. Abrir o paraquedas muito antes ou depois do momento adequado pode colocar o salto em risco. 

 

Por isso, altímetro e DAA são dois dos equipamentos para salto de paraquedas mais importantes da lista. O altímetro considera pressão atmosférica e velocidade de queda, informando a hora certa de abrir as asas. 

 

Mas, se por algum motivo como desmaio ou atraso no acionamento, o paraquedista não conseguir abrir o seu dispositivo, existe outro componente chamado DAA (Dispositivo de Abertura Automática) que o auxiliará nessa função.

 

O DAA é programado para abrir o paraquedas reserva caso o principal não seja acionado no tempo e altitude indicados pelo altímetro. Essa automatização inteligente age para proteger a vida do esportista, oferecendo uma descida segura.

Macacão, capacete e óculos

O cuidado com a proteção do paraquedista começa antes do salto. Para realizar a atividade, é preciso estar trajado corretamente com macacão de salto, óculos de proteção e capacete.

 

No momento de queda livre do salto, o corpo pode chegar a 200km/h, tornando o macacão uma ferramenta de vôo. Tipo de tecido, o macacão mais justo, ou mais largo, vão oferecer resultados diferentes em vôo. 

 

Por conta da velocidade, os olhos precisam estar protegidos. Além é claro de oferecer um salto mais confortável para aproveitar a vista privilegiada durante o processo.

 

O capacete além de proteção leva consigo equipamentos sonoros que auxiliam o paraquedista na altura certa do comando do paraquedas.

Dispositivo de Comunicação

Você deve imaginar que em uma altitude tão alta e com tanto vento, durante a queda livre será praticamente impossível ouvir a voz de outra pessoa. Porém, isso não quer dizer que a comunicação não exista.

 

Nesse momento, é possível utilizar gestos e mímicas para se comunicar com seus parceiros de salto. Após a abertura do paraquedas, é possível ter alguma conversa básica. 

 

Há, ainda, a possibilidade do uso de radiocomunicador. Principalmente usado durante o curso para comunicação entre instrutor e aluno. 

Proteção além dos equipamentos

Além dos equipamentos para saltos de paraquedas, é preciso conhecer sobre paraquedismo e se atentar a alguns detalhes que irão garantir que a sua experiência no salto seja conforme o esperado.

Escola de paraquedismo certificada

Escolha um local credenciado, preferencialmente cadastrado na CBPq – Confederação Brasileira de Paraquedismo, e que passe a confiança necessária para o seu salto.

 

Também verifique suas avaliações em portais especializados, sites de busca e redes sociais, converse com amigos paraquedistas que possam trazer tranquilidade, e questione o local escolhido sobre a inspeção dos equipamentos utilizados.

Escolha as roupas corretas

A roupa escolhida para o salto não deve ser pensada apenas para sair bem na foto. Opte por peças confortáveis, como moletons, leggings e tênis, e sem adereços pendurados que possam atrapalhar o salto. 

 

Mesmo que utilize o macacão para salto por cima de sua roupa, se atentar a esta escolha irá proporcionar uma atividade mais confortável e sem preocupações. 

Os itens de segurança têm função essencial, na prática do paraquedismo, aumentando a proteção e desempenho do salto. 

 

Todo paraquedista profissional deve receber treinamento adequado para utilização de cada um desses equipamentos para salto de paraquedas

 

Para quem está começando agora, ter essas informações o auxiliará a encontrar os locais adequados para o seu salto, com a melhor proteção e desempenho para sua experiência.

 

Falando em locais adequados e profissionais qualificados para garantir a melhor experiência em paraquedismo, é impossível não mencionar a Sky Company

A Escola de Paraquedismo Sky Company é referência no esporte, atuando desde 1996 com uma equipe de profissionais habilitados e equipamentos de última geração. Isso assegura total segurança, seja para a realização de saltos duplos, instrução de alunos ou formação de novos adeptos ao esporte.

Para aqueles que buscam o autoconhecimento, desejam desafiar os limites do medo, ter novas experiências cheias de motivação ou simplesmente experimentar a sensação única de liberdade que o paraquedismo oferece, a Sky Company é o lugar ideal. Com um foco constante na segurança e inovação, eles proporcionam uma experiência de salto inesquecível, permitindo que você desfrute de toda a adrenalina e emoção do esporte com a máxima segurança.

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade