Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Tudo o que você precisa saber sobre paraquedismo

Tudo o que você precisa saber sobre paraquedismo

Saltar de paraquedas é uma experiência única e emocionante. Saiba aqui tudo o que você precisa saber sobre o paraquedismo!

O paraquedismo é um dos esportes radicais mais emocionantes e desafiadores do mundo e que atrai aventureiros corajosos em busca de adrenalina e experiências únicas. 

Nas últimas décadas, esse esporte conquistou uma legião de fãs, tornando-se uma prática popular entre aqueles que buscam a combinação perfeita de emoção e liberdade nos céus. 

Assim, convidamos você a explorar a fascinante história do paraquedismo, conhecendo os principais estilos existentes e também dicas valiosas de onde praticar e, principalmente, o que fazer na hora de saltar de paraquedas para ter a melhor experiência possível. 

A História do Paraquedismo

Embora as raízes do paraquedismo possam ser traçadas até o famoso inventor italiano Leonardo da Vinci, que esboçou as primeiras ideias de como o ser humano poderia voar, a trajetória do esporte como conhecemos hoje está ligada aos conflitos do século XX.

Sua história remonta à Primeira Guerra Mundial, quando o paraquedas foi utilizado como uma medida de segurança para pilotos e tripulações em aeronaves danificadas. No entanto, foi somente na década de 1930 que o paraquedismo como esporte começou a tomar forma.

Os primeiros paraquedistas esportivos eram corajosos aviadores que buscavam desafiar os limites da experiência humana. Com o tempo, competições e eventos foram organizados, impulsionando o crescimento da comunidade paraquedista. 

Hoje, o paraquedismo é um esporte internacional, com campeonatos emocionantes e recordes audaciosos sendo quebrados regularmente. Assim, originalmente nasceu para fins militares, evoluiu ao longo dos anos para se tornar um esporte radical que atrai entusiastas de todo o mundo.

Os Principais Estilos de Paraquedismo: Do Freefly ao Wingsuit

O paraquedismo não é apenas uma atividade, é uma dança coreografada no céu, com diferentes estilos que atendem a diversas preferências e habilidades. 

A seguir, destacamos alguns dos principais estilos que fazem parte desse espetáculo aéreo:

  • Freefly : Uma abordagem mais acrobática, onde os paraquedistas realizam manobras durante a queda livre em todos os eixos do corpo. Tendo as posições mais conhecidas como: sitfly (voo sentado), head up (voo em pé) e o head down (voo cabeça para baixo).
  • Bellyfly: Voo de barriga. Acontece sempre com a barriga voltada pra baixo, sendo possível o desenho de figuras no céu de acordo com o número de pessoas. As modalidades mais conhecidas são o 4way, o 8 way e o Big Way. O maior big way feito até hj foi de 400 pessoas, se tornado o recorde mundial.
  • Swooping: Neste estilo, os paraquedistas realizam manobras de pouso. Normalmente em alta velocidade próximo ao solo, deslizando sobre a água ou a grama. Dentro dessa modalidade existem campeonatos que englobam desde manobras radicais, maior velocidade e também de precisão (pouso em alvo).
  • Wingsuit: Nessa modalidade o paraquedista tem a experiência mais próxima à sensação de voar, com trajes que ampliam a superfície corporal, ele consegue voos mais horizontais.

O Paraquedismo no Brasil e o Poderoso Papel de Boituva

No cenário do paraquedismo, o Brasil emerge como um dos destinos mais vibrantes e procurados pelos amantes da adrenalina nos céus. Entre as várias localidades, Boituva, no estado de São Paulo, destaca-se como um verdadeiro paraíso para quem gosta de saltar de paraquedas.

Com um clima propício, instalações de classe mundial e instrutores altamente qualificados, Boituva atrai tanto iniciantes quanto veteranos do paraquedismo, sendo um local muito procurado para a modalidade do salto duplo, é considerada uma das maiores áreas de salto do mundo.

Além disso, a beleza natural da região oferece uma paisagem deslumbrante durante a descida, tornando o salto de paraquedas em Boituva uma experiência única.

O que fazer antes de saltar de paraquedas?

Antes de se lançar pelos céus, é crucial estar o mais preparado possível, tanto fisicamente quanto mentalmente. E para isso, há algumas dicas sobre o que fazer antes de pular de paraquedas que vão garantir um maior aproveitamento.

Escolha um Centro de Paraquedismo Certificado

Antes de realizar seu primeiro salto, certifique-se de escolher um local credenciado e de preferência cadastrado na CBPQ ( ConfederaçãoBrasileiradeParaquedismo). Verifique há quanto tempo a escola está em atividade, as avaliações, as certificações da equipe e a segurança das instalações. 

A confiança no local é fundamental para uma experiência segura e emocionante.

Esteja Preparado Mentalmente

O paraquedismo é mais do que apenas ação física; é também uma jornada mental. Esteja preparado para superar seus medos e confiar no treinamento que recebeu. A confiança mental desempenha um papel crucial para aproveitar ao máximo essa aventura única.

Vista-se Adequadamente

A vestimenta certa não é apenas uma questão de estilo, mas também de segurança. Use roupas confortáveis e ajustadas, sem acessórios soltos que possam se tornar um problema durante o salto. Normalmente será fornecido um macacão específico para a prática do esporte.

Certifique-se também de que os instrutores tenham equipamentos adequados e estejam em conformidade com os padrões de segurança.

Evite Excessos Antes do Salto

O paraquedismo é uma atividade intensa, e seu corpo precisa estar em plena forma. Evite consumir álcool ou substâncias que possam comprometer seu desempenho físico e mental. 

Uma mente clara e um corpo saudável são fundamentais para aproveitar ao máximo cada segundo da queda livre.

Siga as Instruções do Instrutor

Pode parecer repetitivo, mas é fundamental seguir todas as instruções fornecidas pelo instrutor durante o treinamento de pré-salto. 

Lembre de como utilizar os equipamentos de segurança, as posições corretas durante a queda livre e como aterrissar de maneira segura. O conhecimento e a aplicação das orientações recebidas garantirão uma experiência mais suave e prazerosa.

Seja para experimentar a emoção da queda livre ou explorar os ares com um wingsuit, saltar de paraquedas oferece uma experiência incomparável de liberdade e adrenalina, que poucas experiências na vida podem entregar.

Confira agora quanto custa saltar de paraquedas e venha juntar-se a nós nas alturas,  descobrindo o que significa voar sem as amarras da terra.

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade