Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Como funciona a comunicação durante o salto?

Como funciona a comunicação durante o salto?

Será que existe alguma forma de se comunicar durante um salto de paraquedas? Leia o artigo e descubra!

 

Se você estiver praticando paraquedismo pela primeira vez, talvez já deve ter se questionado sobre como você pode conversar com as pessoas durante o salto, não é mesmo?

 

E não é para menos: a comunicação adequada é certamente um ponto muito importante em uma atividade tão intensa como pular de paraquedas, onde o sucesso depende da troca de informações entre os envolvidos.

 

Então, para que você possa ficar tranquilo durante a sua experiência, vamos explicar como você pode conversar com seu instrutor e entender o processo de comunicação das instruções para o salto de paraquedas. Confira

Existe comunicação durante o salto?

A resposta mais simples e direta é que sim, existem formas de comunicação no paraquedismo. Porém, também é válido dizer que existem algumas variáveis que podem afetar esse processo.

 

Para simplificar, você precisa entender que as formas de comunicação mudam conforme as etapas do seu salto, podendo ser separadas em três momentos distintos:

 

 

Isso acontece, pois em cada etapa, existem uma série de fatores que podem alterar a forma que você conversa com seu instrutor.

 

Vamos explorar cada uma dessas etapas e explicar como acontece o processo de comunicação:

No avião

Num primeiro momento, você pode imaginar que todos as pessoas dentro do avião ficam em silêncio até o momento de saltar de paraquedas,mas, na verdade, acontece o oposto…

 

É durante o voo no avião que os passageiros costumam conversar entre si e também onde os instrutores costumam revisar as etapas do salto. Dessa forma, os participantes podem ficar mais relaxados antes do momento do pulo.

 

Isso é possível pois o avião de paraquedismo não é pressurizado porque não está alto o suficiente para exigir isso. Isso significa que você provavelmente notará que os ruídos são um pouco mais altos que o último voo convencional que fez e que ainda assim poderá conversar com as pessoas.

Durante a queda

Depois de sair do avião, ainda é possível se comunicar com seu instrutor, porém, a conversa não acontece da forma “tradicional”.

 

O motivo é bem simples: Você está caindo no ar a aproximadamente 200 quilômetros por hora, o que significa que haverá muito ar passando por você.

 

Portanto, diferente do que pode ser visto em alguns filmes, você não vai conseguir ouvir a voz da outra pessoa. E como você também não pode se ouvir falando durante a queda livre, isso significa que os paraquedistas precisam usar sinais e gestos de mão, além do contato visual para se comunicar.

 

Esses sinais representam os movimentos que você precisa realizar durante o salto, como esticar as pernas e braços ou outros tipos de comando.

 

Então, é possível garantir que tudo está acontecendo dentro do planejado.

Após abertura do paraquedas

Por fim, existe a hora do passeio de paraquedas, que, comparado à queda livre, é muito silencioso! O paraquedas diminui sua velocidade de descida a tal ponto que a maioria das pessoas relata sentir-se muito relaxada e pacífica.

 

É um momento silencioso em que você pode refletir sobre o que aconteceu, apreciar a vista e, se quiser, conversar com seu instrutor (porque você pode ouvir vozes quando o paraquedas estiver aberto).

 

Além disso, o instrutor também pode conversar com a equipe de suporte que está localizada no solo. Essa conversa acontece por meio de um rádio que está acoplado no capacete.

 

Inclusive, vale destacar que esse equipamento é vital para uma boa comunicação entre os profissionais envolvidos no salto.

 

instrucoes-para-saltar-de-paraquedas-paraquedas

Capacetes como ferramenta de comunicação

Um equipamento que veio para facilitar a maneira de como saltar de paraquedas, foram os capacetes.

 

Geralmente você pode ver instrutores e alunos usando o que chamamos de capacete aberto. Eles cobrem a cabeça, mas não o rosto, permitindo que os alunos mantenham uma boa comunicação com o instrutor no avião e sintam a sensação completa do vento nos cabelos!

 

Os capacetes de paraquedismo abertos geralmente têm um bolso lateral onde o rádio é armazenado. O rádio permite que o instrutor se comunique com o aluno enquanto eles voam em seu paraquedas e quando chegam à terra.

 

Profissionais mais experientes tendem a preferir capacetes integrais. Estes são, como a descrição sugere, capacetes que cobrem toda a cabeça e o rosto, com uma viseira transparente para que seja possível ver o que está acontecendo.

 

Os capacetes integrais oferecem proteção adicional, que pode ser útil ao pular com os amigos em caso de batida acidental – além disso, se estiver frio, um capacete integral protege do vento frio!

Conversando durante o salto

Como você percebeu, existem diversas formas de comunicação durante um salto de paraquedas e até mesmo equipamentos projetados para facilitar esse processo.

 

Isso prova que a comunicação é um item importante numa atividade tão intensa que é o paraquedismo. Por meio dela você pode acalmar alguém que está nervoso, receber as instruções para o salto de paraquedas, obter informações sobre o clima e o local de pouso ou pode simplesmente compartilhar suas impressões sobre o que está acontecendo.

 

Independente do motivo, poder se comunicar durante o seu salto vai deixar você muito mais seguro e ainda tornar a experiência muito mais agradável!

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade