Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Qual foi o maior salto de paraquedas do mundo?

Qual foi o maior salto de paraquedas do mundo?

Descubra quem foi o corajoso paraquedista que gravou seu nome na história com o maior salto de paraquedas realizado até hoje

 

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Alan Eustace, um antigo vice-presidente do Google que, no alto de seus cinquenta e poucos anos, realizou um feito incrível: quebrou a marca de maior salto de paraquedas do mundo ao superar Felix Baumgartner, uma lenda viva desse esporte radical.

 

Mas o feito não tomou a devida fama como o salto de Felix, pois a vontade de Alan, um apaixonado por paraquedismo e aviões, era superar os grandes desafios físicos e tecnológicos na ocasião.

 

Assim, a grande mídia não acompanhou evento, que foi registrado discretamente pela equipe do cientista computacional.

 

Quer saber mais detalhes dessa história incrível? Continue lendo nosso artigo até o final!

O salto de Felix Baumgartner

O ano era 2012 e Felix Baumgartner, um atleta austríaco de esportes radicais, estava ansioso por aquele que seria o maior salto de paraquedas do mundo. Com um patrocínio maciço, um enorme evento foi criado para acompanhar a façanha e divulgar para o mundo todo em tempo real.

 

Felix, com então 43 anos, já tinha realizado outros feitos incríveis na carreira, como o voo espetacular através do Canal da Mancha utilizando apenas asas de carbono.

 

No entanto, o desafio atual era dezenas de vezes mais difícil e só um homem de muita coragem, e preparo, poderia fazê-lo.

Recordes quebrados

Depois de 2 horas e 30 minutos de subida, o atleta precisou de oxigênio puro para eliminar o nitrogênio do sangue, para que não houvesse uma brusca expansão – por causa da altura elevada – e saltou em queda livre, em um mergulho que durou 4 minutos e 20 segundos.

 

Foram pouco mais de 39 km de altura, com uma velocidade máxima de 1.173 km/h, valor acima da velocidade do som. Tanto pela altura e velocidade atingidas, Felix quebrou recordes e encantou a internet, que assistia tudo pela transmissão ao vivo do evento.

Mais do que um salto de paraquedas

Além do show de aventura e adrenalina, um dos objetivos do salto foi coletar dados para que a ciência conseguisse melhorar a segurança das viagens espaciais e, se possível, permitir fugas em altitudes extremas.

 

É claro que a experiência foi bem recebida, mas os objetivos iam muito além de entreter o público ou desafiar o corpo humano. Vale tudo pela ciência.

 

Veja também: Lugares do mundo com paisagens incríveis para saltar de paraquedas.

Alan Eustace e o maior salto de paraquedas do mundo

Seriam apenas dois anos após a façanha de Baumgartner ser superada por um candidato, no mínimo, curioso. Alan Eustace, na época, era o vice-presidente sênior do Google e tinha um background super técnico, com formação em ciência da computação.

 

O céu, no entanto, era sua grande paixão, já que ele era um paraquedista experiente, além de um piloto habilidoso.

 

Após um grande esforço para convencer sua esposa sobre o salto, Eustace tinha um grande desafio a ser superado: impedir que uma queda livre tão longa e com tanta velocidade o fizesse girar rapidamente.

 

Esses giros consecutivos poderiam causar sérios danos ao cérebro do paraquedista e, por consequência, poderiam colocar sua vida em risco.

 

Com meses trabalhando arduamente no projeto e depois de vários testes com bonecos, simulações e saltos de altitudes menores, para avaliar a física e segurança do salto, a equipe finalmente chegou no procedimento ideal e o salto estava pronto para ser realizado.

 

Como foi o maior salto de paraquedas do mundo

Um novo recorde se estabelece

Em 24 de outubro de 2014, Alan Eustace subiu por pouco mais de 41 km e saltou para uma queda livre fantástica, que durou 4 minutos e 27 segundos (7 segundos a mais do que Felix), e com velocidade máxima de 1.323 km/h (contra 1.173 km/h do austríaco).

 

O americano, cientista da computação, vice-presidente de uma das maiores empresas do mundo, piloto e paraquedista, quebrou o recorde de dois anos e estabeleceu uma nova e ousada marca, que dificilmente será superada em pouco tempo.

 

Mas a façanha não tomou conta dos jornais, que publicaram notas mais discretas do que o recorde anteriormente estabelecido pelo atleta. O motivo? Eustace estava mais interessado em participar da resolução de problemas de engenharia, física e biologia do que ficar famoso como o homem que fez algo tão incrível.

Teremos um novo maior salto de paraquedas do mundo?

É difícil dizer que vamos ter outro maior salto de paraquedas do mundo, mas, possivelmente, sim. As grandes realizações de Felix Baumgartner e Alan Eustace certamente ajudarão a ciência a encontrar meios seguros para proporcionar novos recordes e aprendizados.

 

É um trabalho duro, com problemas extremamente complexos para serem resolvidos. Mas, sim, em algum momento esses recordes serão ultrapassados.

 

No entanto, só o fato de ver o paraquedismo ajudando a ciência na resolução de problemas complexos, que envolvem a capacidade do homem de explorar o espaço, descobrir novos planetas e entender mais o universo, é realmente muito gratificante.

Que esse esporte radical possa crescer ainda mais para oferecer a mesma emoção, com as devidas proporções, que Felix e Alan presenciaram no espaço. E que mais e mais pessoas possam sentir a adrenalina que saltar de paraquedas pode representar em suas vidas.

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade