Conheça 3 fatos históricos que envolvem paraquedismo
Saiba 3 marcos do paraquedismo na história
Um dos esportes mais radicais que existe hoje em dia é o salto de paraquedas, e sem dúvidas traz consigo uma carga grande de emoção e adrenalina.
Já a parte do paraquedismo na história também traz alguns fatores que foram importantes para a sua consolidação, apesar de ter sofrido algumas mudanças com o passar dos anos, mas a base de funcionamento permanece a mesma.
Antes de saber quais são os 3 fatos históricos que o paraquedismo fez parte, vamos mostrar como foi o surgimento do primeiro paraquedas e como ele influenciou a modalidade nos dias que se seguiram.
O primeiro paraquedas
O primeiro equipamento que se assemelhou ao paraquedas foi desenhado por ninguém mais, ninguém menos que Leonardo da Vinci, mas a criação real do paraquedas se deu muito depois de seu tempo.
Foi pelas mãos de André-Jacques Garnerin em 1797 que o primeiro equipamento foi utilizado. De uma altura relativamente alta para a época, Garnerin saltou de 900 metros de altura, segurado apenas por um tecido de seda.
O paraquedas que tinha uma forma de guarda-chuva o levou em segurança até o chão e leva até hoje o seu conceito aplicado.
Paraquedismo na história do mundo
Após a realização de mais testes, o equipamento começou a ganhar mais segurança e passou a fazer parte de diversos momentos históricos.
Confira como o paraquedismo na história faz seu marco e como foi sua evolução.
Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial se deu nos anos de 1914 e 1918, mas foi resultado de conflitos em anos anteriores, provocados pelo imperialismo entre as grandes potências europeias.
Outros fatores que auxiliaram para a guerra foram a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos antigos e algumas questões nacionalistas.
A Primeira Guerra teve duas fases distintas no seu período, sendo elas a chamada Guerra de Movimento e Guerra das Trincheiras, sendo essa a com maior tempo de duração e com uma alta taxa de mortalidade.
Nessa guerra, o paraquedas teve seu papel para a proteção de tripulantes de aeronaves militares. Caso o avião entrasse em situações comprometedoras, os soldados poderiam saltar de forma segura.
A parte principal do paraquedas era um saco suspenso ao balão e o piloto vestia apenas um cinto, que era anexado ao paraquedas principal.
Segunda Guerra Mundial
Já a Segunda Guerra Mundial teve seu início marcado pelo expansionismo da Alemanha nazista. A Guerra durou de 1939 até 1945 e resultou na morte de mais de 70 milhões de pessoas, de acordo com estatísticas pós-guerra.
Iniciada na Europa, o atrito ainda se expandiu para Ásia, África e Oceania, e contou ainda com o envolvimento de todos os continentes e o Brasil também estava presente.
Os grupos que se enfrentaram foram os Aliados, que eram compostos por Reino Unido, França e União Soviética, e o grupo chamado Eixo, composto pela Alemanha, Itália e Japão.
A Segunda Guerra foi marcada por diversos acontecimentos marcantes para a história como o Holocausto, Massacre de Babi Yar e lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.
Durante este período, o paraquedas teve uma grande evolução e era utilizado como meio de transporte de alimentos na retaguarda da linha de defesa e para o desembarque de tropas.
Até o fim da Guerra, o paraquedas estava diretamente ligado com as forças militares, além de ser um marco de ataques ofensivos aos inimigos.
O pós-guerra para o paraquedismo se deu aos militares que perceberam que poderiam usar o paraquedas para além do transporte de alimentos e desembarque de tropas, como esporte e forma de divertimento.
Dia D na Normandia
O dia 06 de junho de 1944 foi marcado na história do mundo todo, sendo o maior ataque das forças do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e França contra a Alemanha nazista, no litoral da França.
Essa operação marcou o início da campanha para a libertação do território noroeste da Europa que estava sendo ocupado pelos nazistas.
A história conta que durante a madrugada, os paraquedistas saltaram atrás das linhas inimigas, enquanto uma tropa de militares organizados em cerca de 6,500 navios se reuniam na costa de Normandia para o ataque.
Por acreditarem que o ataque viria apenas da costa, os alemães foram enganados pelas tropas.
Apesar da perda de muitos americanos, os Aliados saíram vitoriosos e conseguiram conquistar áreas da costa de Normandia.
Marque sua história com o paraquedismo
Agora que você já conhece o paraquedismo na história e quais foram os seus marcos, que tal marcar a sua história com um salto de paraquedas?
A Sky Company é uma escola voltada apenas para o paraquedismo e os tornam profissionais com os cursos que são oferecidos.
O curso AFF (Accelerated Free Fall) é considerado o mais moderno e seguro dos cursos. Foi desenvolvido nos Estados Unidos e é o mais procurado pelo público que quer aprender a saltar de paraquedas sozinho.
Na Sky Company este e os demais cursos de paraquedismo são realizados de forma teórica e prática, o que garante mais conhecimento e também a segurança de todos os alunos e professores na hora de ensinar.
Com mais de 25 anos de história, a Sky também oferece saltos para quem não deseja se profissionalizar na área mas, ainda assim, querem viver grandes momentos de adrenalina e emoção.
Quer saber como é a sensação? Agende já o seu salto e confira as opções de pacotes que a Sky Company oferece!
Postagens Relacionadas