Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

A Evolução do Paraquedismo

A Evolução do Paraquedismo

De esporte de medo extremo à aliado da saúde mental, a evolução do paraquedismo com os anos quebrou diversas barreiras. Entenda essa relação.

Atualmente, há diversos esportes e atividades radicais espalhadas pelo mundo. E como toda prática criada há muitos anos, seus objetivos, equipamentos e até público, podem mudar com o tempo. E com o paraquedismo não foi diferente.

 

Desde que foi inventado, já foi usado como instrumento de transporte e resgate em situações de batalha, caindo no gosto do público civil, foi reconhecido como um dos principais esportes radicais e hoje atua como despertar para o autocuidado.

 

Neste texto, você irá entender como a evolução do paraquedismo tem atraído e beneficiado a saúde mental e o bem-estar de tanta gente, atuando como um aliado do autoconhecimento e da liberdade.

O paraquedismo até hoje

O que começou como uma peça de proteção para amortecer quedas, chegou a ser usado para invadir territórios e até para apreciação em eventos de exposição.

 

Depois, cada vez mais pessoas se interessaram pela prática do paraquedismo pelos mais diversos motivos, desde desafiar seus próprios medos até vivenciar uma experiência pela influência de seus ídolos.

 

Agora, além de profissionais com muitas horas de voos e atletas que participam de competições na categoria, há um novo público interessado que está disputando espaço nos céus com os seus velames: pessoas em busca de bem-estar e autoestima.

Cresce o interesse pelo paraquedismo

Um passo importante da evolução do paraquedismo ocorreu em meados dos anos 80, quando o voo duplo, modalidade em que o paraquedista é acompanhado de um instrutor, começou a ser realizado e difundido. 

 

Com isso, mais pessoas se tornaram adeptas ao esporte, com centros de saltos de paraquedas se espalhando pelo mundo, sendo seduzidas pelas sensações e emoções que o paraquedismo proporcionava.

 

Hoje, com a sociedade cada vez mais atenta às questões de saúde mental e bem-estar, é cada vez mais comum conhecer quem alie sessões de terapia com saltos de paraquedas instruídos, em busca de equilíbrio físico e emocional.

Saltos de paraquedas: um aliado da saúde mental

 

A prática exige foco, concentração e disciplina para seguir todos os passos durante o salto. Isso, já seria motivo suficiente para que o paraquedismo fosse usado para aprimorar essas características em cada praticante. Mas os benefícios vão além.

Benefícios para o corpo e a mente 

A sensação de liberdade de estar em queda livre a 200km/h com a vista para as nuvens e o céu todo só para você são ótimas razões para aceitar um convite para saltar. 

 

A emoção causada por um salto de paraquedas faz os batimentos cardíacos acelerarem, a circulação do sangue aumentar e o cérebro ter mais oxigenação. Tudo isso faz com que o corpo tenha um efeito terapêutico físico, além de mental.

 

Saltar de paraquedas também faz o corpo liberar adrenalina e endorfina, duas substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. É a busca por esses dois hormônios que está atraindo cada vez mais pessoas aos centros de salto.

Experiência que muda o modo de viver

Com a evolução do paraquedismo, vem a evolução pessoal de cada praticante. Quem vive essa experiência, passa a ver o paraquedismo além da adrenalina, enxergando todos os demais benefícios da prática.

 

É inegável que, para encarar uma aventura como esta, é preciso sair da zona de conforto, deixar os medos de lado e tomar uma dose extra de coragem. E uma vez feito isso, basta levar as conquistas para o resto da vida.

 

Exemplos de quem viveu essa emoção e levou os aprendizados para o dia a dia, são abundantes. Em uma simples busca é possível encontrar diversos relatos.

 

É o caso do tatuador e, agora, paraquedista Sérgio Santiago, que afirma ter melhorado o foco, o humor e os traços de sua tatuagem, após iniciar os saltos. Sérgio também viu sua ansiedade diminuir e ter mais equilíbrio em suas emoções.

Paraquedismo como apoio terapêutico

Diversos profissionais da psicologia já têm aderido aos mais variados esportes como complemento às suas terapias oferecidas aos seus pacientes, e o paraquedismo tem sido uma dessas opções.

 

Durante os últimos anos, foi possível acompanhar ações utilizando a prática do salto em diversas partes do Brasil.

 

No Mato Grosso do Sul, um paraquedista experiente e um psicólogo se uniram para oferecer esta experiência a um grupo de dependentes químicos em recuperação, provando que é possível experimentar sensações emocionantes com o esporte.

 

Em 2022, uma terapeuta organizou um salto em prol da saúde mental, após notar a carga mental que as mães de seus pacientes levavam diariamente, propondo a atividade como forma de relaxamento e liberdade.

 

Para quem deseja seguir os passos desses relatos, é possível fazer saltos duplos em centros de paraquedismo e com instrutores de sua confiança.

 

Não há dúvidas sobre os benefícios de atividades esportivas no bem-estar físico e mental e em como a evolução do paraquedismo auxiliou nesse processo, ampliando as possibilidades àqueles que se interessam pelo salto.

 

Seja de modo amador ou profissional, a experiência de um salto e todas as emoções que o acompanham, trazem benefícios à mente em dias agitados que requerem um pouco de autoconhecimento.

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade