Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Como saltar de paraquedas sozinho

Como saltar de paraquedas sozinho

Descubra tudo o que precisa saber para começar a saltar de paraquedas sozinho e praticar regularmente a modalidade. Saiba mais!

Existem muitos entusiastas dos esportes radicais e, entre eles, a experiência de saltar de paraquedas ainda é uma referência na busca por adrenalina e momentos que podem mudar verdadeiramente uma vida.

 

Nesse sentido, fica muito fácil para algumas pessoas se apaixonarem pela prática a ponto de querer torná-la constante.

 

Há vários motivos que podem tentar explicar isso, como a sensação de liberdade ao estar livre no céu, a vista horizontal e vertical aos olhos nus, a própria emoção reagindo no corpo, enfim; inúmeras razões, mas que não dão conta de explicar com precisão o que de fato ocorre. 

 

De todo modo, é compreensível que a prática do paraquedismo evoluiu para além do simples lazer, transformando-se em profissão, esporte e até estilo de vida.

 

Para chegar nesse nível, da transição dos saltos duplos (acompanhado com instrutor) até ao salto de paraquedas sozinho requer muito comprometimento. Se você tem interesse e almeja a autonomia nos céus nessa modalidade, terá de realizar cursos especializados.

 

Programas que não apenas aprimoram as habilidades técnicas, como dão a confiança necessária para encarar o desafio de saltar sem a orientação de instrutores.

 

Por isso, aqui vamos detalhar esse caminho fundamental que torna os amantes do paraquedismo em verdadeiros paraquedistas.

 

Requisitos Básicos para saltar de paraquedas sozinho

Como para tudo na vida há um começo, o ponto de partida para saltar de paraquedas sozinho, é atender aos requisitos mínimos da modalidade, sendo assim, algumas instruções necessárias são:

 

Idade Mínima

Apesar da idade mínima para saltar ser de 12 anos, com os menores de 18 anos acompanhados pelos pais – norma da Confederação Brasileira de Paraquedismo que vale para saltos duplos em todo o território nacional – para o salto individual é obrigatório ter 18 anos para participar dos cursos, o que assegura maturidade e responsabilidade.

 

Altura e Peso

Embora não haja padrões estritos, há limites de peso para garantir a segurança e eficácia dos equipamentos, considerando a relação com a altura do praticante. O limite de peso é de até 95 kg, com tolerância para até 99 kg. Acima disso é necessário falar com os instrutores, desde que nao ultrapasse o limite de 115kg. E não existe um mínimo estabelecido, bem como não há nenhum critério referente à altura, a não ser que os equipamentos consigam ser ajustados no corpo!

 

Condicionamento físico

E se tratando de um esporte, é essencial realizar uma avaliação médica antes de praticar, porque a existência de problemas cardíacos, respiratórios e outras questões de saúde podem ser impeditivos.

 

Vale reforçar que omitir tais problemas traz maiores prejuízos ao próprio praticante que estará colocando sua vida em risco, além, é claro, de comprometer o profissionalismo e psicológico de terceiros. 

 

Por isso, leve a sério essa questão, obtenha e apresenta seu exame médico autorizando a prática do esporte e, caso não esteja em condições e/ou o médico não autorize, se informe sobre outras modalidades, treine para melhorar seu condicionamento até que esteja apto para o como saltar de paraquedas sozinho frequentemente.

 

Escolha um centro de paraquedismo confiável

 

Antes de tudo, pesquise se o local é devidamente credenciado, preferencialmente registrado na CBPQ (Confederação Brasileira de Paraquedismo) e se possui outras certificações.

 

A partir daí, avalie a trajetória da escola, considerando quanto tempo está no mercado, quais as avaliações dos alunos e praticantes anteriores e quais as certificações da equipe de instrução.

 

Como a prioridade é a segurança, observe também as instalações, se são seguras, qual a condição dos equipamentos, se são modernos e se denotam manutenção.

 

Com todos esses itens assegurados e atendendo os critérios, terá a garantia de uma experiência eletrizante e segura.

 

Confere aí: Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Paraquedismo

A importância do curso de paraquedismo para iniciantes

 

É esperado que, antes de seguir os passos para saltar de paraquedas sozinho, realize cursos de paraquedismo para iniciantes.

 

Eles não apenas oferecem conhecimentos teóricos essenciais sobre técnicas de salto, manuseio de equipamentos e procedimentos de emergência, como proporcionam experiências práticas marcantes.

 

Podemos dizer que essa formação inicial cria uma base sólida de habilidades e confiança que preparam os praticantes para os futuros contextos do paraquedismo.

 

Sobre o curso para saltar de paraquedas sozinho

 

Já sobre o curso que ensina e capacita como saltar de paraquedas sozinho, saiba que ele é dividido em parte teórica e prática, em que cada uma das partes tem suas particularidades detalhadas logo abaixo.

 

Parte teórica

 

Abrange 10 horas de aula, fornecendo informações importantes sobre segurança, na prática do paraquedismo. As técnicas abordam o funcionamento do paraquedas, as partes dele, a posição correta na queda livre (box-position), como acionar e pilotar/navegar o paraquedas, e quais são os procedimentos em casos de emergência.

 

Por fim, inclui simulações utilizando equipamentos suspensos tanto na horizontal quanto na vertical para dar confiança aos alunos, antevendo a parte prática do curso.

 

Parte prática

A parte prática se divide em 7 níveis, sendo que em cada nível, o aluno passará por um treinamento específico de cerca de 30 minutos (o chamado briefing) e, depois do salto, passando por uma avaliação (por sua vez, o debriefing).

Nos primeiros três níveis, com a companhia de dois instrutores, e nos demais, apenas um. Os profissionais ajudarão o aluno a manter uma posição e estabilidade adequadas durante a queda livre, assegurando que todos os objetivos sejam alcançados, até que o aluno esteja pronto para comandar o paraquedas sozinho.

 

Detalhes sobre o curso

Para finalizar, aqui vão algumas informações de interesse sobre o curso e a prática:

  • Formato do curso – Aula teórica + 7 níveis práticos.
  • Altura – 12 mil pés / 4 mil metros.
  • Tempo e velocidade de queda livre – 50 segundos, atingindo aproximadamente 220 km/h.
  • Tempo com o paraquedas aberto – Cerca de 4 minutos, com o auxílio de um rádio receptor.

 

E se agora está com ainda mais interesse em aprender como saltar de paraquedas sozinho do que antes de começar esse texto, tenha certeza que sua vida será outra ao fazer o curso de paraquedismo AFF da Sky Company, acesse e descubra!

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade