Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Existe idade certa para saltar de paraquedas?

Existe idade certa para saltar de paraquedas?

Confira qual a idade mínima e a máxima para saltar de paraquedas e quais outros requisitos para realizar o primeiro salto

 

Embora não exista uma idade certa para saltar de paraquedas, existem regras impostas pela Confederação Brasileira de Paraquedismo. Uma delas, referente a idade, em que precisa ter 14 anos para realizar o primeiro salto e acompanhamento do responsável legal.

 

No entanto, esta regra pode mudar em outro país. Neste contexto, o que se leva em conta é, em primeiro lugar, a  segurança dos menores de idade que querem saltar. Assim sendo, se você ainda não alcançou a idade estabelecida, precisa aguardar.

 

Agora se você já atingiu a maioridade, não há com o que se preocupar. Mesmo assim, existem algumas regras e restrições para saltar de paraquedas. Conheça quais são, neste artigo. 

Conheça as regras para saltar de paraquedas

A Confederação Brasileira de Paraquedismo regulamenta o esporte e estabeleceu algumas regras para  garantir a segurança e o conforto de quem irá saltar. Neste sentido, confira algumas das regulamentações sobre o limite de idade, peso e condições físicas a seguir:

Idade

Como mencionamos, existe uma idade mínima para saltar, ao menos 14 anos, acompanhado dos pais ou outro responsável. No entanto, não existe idade máxima para saltar de paraquedas

 

Inclusive, existem vários paraquedistas idosos que praticam o esporte e com ótimo desempenho. No tópico a seguir, abordaremos mais sobre o salto na terceira idade.

Peso

O peso é uma das condições decisivas do salto de paraquedas. Já que o próprio equipamento restringe a quantidade de carga que suporta. Desta forma, pessoas com mais de 99 kg precisam informar o instrutor.

 

Isto não quer dizer que não poderá saltar, mas que será preciso de equipamentos diferentes. Portanto, há um valor adicional para pessoas acima deste peso.

Condições físicas

Existem algumas condições físicas que impedem o salto, como a gravidez ou então graves problemas cardíacos.

 

Portanto, pessoas que possuam histórico de doenças cardíacas ou ainda labirintite, fraturas, convulsões e desmaios precisam portar um atestado médico que libere o salto. Além disso, práticas de mergulho que antecedem 24h ao salto não são aconselhadas. 

Salto na terceira idade

Embora não pareça, a quantidade de pessoas maiores de 60 anos na busca pelo primeiro salto aumentou. Afinal, são muitos os benefícios do salto de paraquedas. Isto quer dizer não haver um limite máximo para saltar de paraquedas.

 

Contudo,  existem algumas restrições referentes à saúde. Portanto, sem liberação médica, o salto não acontece. Ainda assim, não existe um limite de idade para se aventurar, basta investir.

 

Mas também temos brasileiros que representaram a terceira idade muito bem no paraquedismo. Como exemplo, temos a Avó Geno, que saltou em 2014 com a Sky Company e relatou se sentir tão renovada que viveria mais 70 anos após saltar.

 

Mas também temos brasileiros que representaram a terceira idade muito bem no paraquedismo, como no caso da Avó Geno, que saltou em 2014 com a Sky Company e relatou se sentir tão renovada que viveria mais 70 anos depois desta experiência.

 

Há ainda outro atleta brasileiro excepcional, Luiz Schirmer que, aos 83 anos, continua ativo e já ultrapassou 3800 saltos. Inclusive nos céus dos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, França e outros países.

Tem muita teoria para saltar de paraquedas?

Não existe curso antes de saltar porque seu primeiro salto será duplo, com o instrutor. Ou seja, os saltos duplos não demandam um curso ou aulas teóricas. Em síntese, só haverá uma conversa descontraída de alguns minutos antes de saltar.

 

No entanto, após os saltos duplos, muitas pessoas gostam tanto que desejam ir além, progredindo para saltar sozinho. Neste caso, a pessoa precisa fazer o curso preparatório.

 

Este curso é conhecido por Accelerated Free Fall (AFF), composto por 9 níveis  nos quais você terá contato com um guia moderno, teórico e prático de paraquedismo. Sendo assim, há 10h de carga teórica e o restante de prática.

 

A Sky Company oferece este curso com profissionais devidamente preparados e com amplo conhecimento de todas as etapas do curso. Além disso, a escola fornece todos os equipamentos com alta resistência, garantindo segurança e conforto.

Como é o dia do salto?

No dia do salto você terá, primeiramente, uma conversa de alguns minutos com o instrutor. Após a conversa, será preparado com todo o equipamento necessário para saltar.

 

Vale destacar a importância de ir com roupas confortáveis. Ou seja, calças leves e camisetas, roupas para praticar exercícios, como se fosse a uma academia. Mas, deve-se adequar a temperatura do dia, podendo usar casacos também. 

 

Com todo o equipamento pronto, chegou a hora de embarcar no avião, onde você subirá aproximadamente 12.000 pés (3.657,6 m) em torno de 15 minutos.

 

Em seguida, já acoplado ao seu instrutor, chegou a hora do salto. Neste momento, você encara uma queda livre de aproximadamente 1 minuto, atingindo velocidades de até 200 km\h. 

 

Ao chegar a 1.500 metros de altura,  o paraquedas se abrirá e então você poderá curtir mais 5 minutos de uma queda mais suave, com uma paisagem fenomenal. 

 

Isto quer dizer que o tempo médio dessa experiência leva em torno de 2h. Contudo, existem fatores externos e de organização que podem aumentar ou diminuir este tempo, por exemplo, alta ou baixa temporada, além do clima e controle do tráfego aéreo.

Pode filmar durante o salto?

homem saltando de paraquedas

O fato é que você não pode nem levar seu smartphone na hora de saltar de paraquedas. Visto que a Confederação Brasileira de Paraquedismo não permite embarcar no avião com objeto pessoal.

 

No entanto, existem profissionais preparados para gravar e fotografar a aventura inteira para você através de diversos pacotes de registro. Assim, você escolhe seu pacote conforme o que mais lhe agradar, no dia do salto mesmo.

 

Por fim, destacamos que você busque dormir bem durante a noite que antecede sua aventura e se alimente normalmente. Evite alimentos pesados e bebidas alcoólicas, ou seja, prefira alimentos saudáveis para a véspera.

Com a Sky Company, este momento tem tudo para ser inesquecível e tão especial que será o primeiro de outros saltos que você deseja fazer. Esperamos que este artigo esclareça suas dúvidas, mas se ainda tiver perguntas, entre em contato com a equipe.

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade