Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Tem medo de altura mas sonha em saltar de paraquedas? 5 dicas que te ajudarão neste processo

Tem medo de altura mas sonha em saltar de paraquedas? 5 dicas que te ajudarão neste processo

O medo de altura é algo muito comum, mas como superá-lo para conseguir saltar de paraquedas? As 5 dicas que preparamos podem te ajudar

 

A acrofobia – mais conhecida como medo de altura – é um problema que pode impactar significativamente a vida de quem sofre com esse medo. Ainda mais quando há o desejo de saltar de paraquedas, por exemplo.

 

É importante ressaltar que o medo de altura não é vergonha nenhuma e que cada um possui uma fobia, medo ou fragilidade que podem – ou não – impactar no dia a dia.

 

Entretanto, há algumas alternativas viáveis que podem ajudar a controlar ou até mesmo superar o medo de altura. Se você quer saber como, leia o artigo até o final e confira nossas dicas.

O que é acrofobia?

Primeiro de tudo, precisamos entender o que é o medo de altura, como ele pode se desenvolver, quais as possíveis causas e como lidar com isso.

 

A acrofobia é uma das fobias mais comuns, e como já é de se esperar, essa fobia nada mais é do que o medo extremo ou irracional de altura. Esse excesso de medo pode causar ataques de pânico e até afastar a pessoa do convívio social.

 

Algumas pessoas nem imaginam, mas essa fobia pode ter consequências bem sérias. Afinal, a união entre grandes alturas e ataques de pânico gera uma incapacidade de manter-se seguro por conta da agitação causada pela crise.

 

A acrofobia é considerada um tipo de transtorno de ansiedade e, como já dissemos por aqui, é um medo que não deve ser deslegitimado em momento algum.

Quais são os sintomas?

A maioria das pessoas se sentem apreensivas ou nervosas quando estão nas alturas e olham para baixo, mas isso não acontece só com quem tem a fobia.

 

Há outros sintomas que caracterizam o medo de altura como essa obsessão irracional, como por exemplo:

 

  • Ataques de pânico;
  • Respiração rápida;
  • Náuseas;
  • Tontura ou vertigem;
  • Falta de ar;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Suor;
  • Tremor.

 

Esses são alguns dos principais sintomas que o medo de altura pode ocasionar. Por isso, é importante buscar ajuda ou tratamento para que isso não atrapalhe o dia a dia.

Quais as possíveis causas?

A acrofobia tem sido atribuída ao condicionamento ou a uma experiência traumática envolvendo altura.

 

As causas podem ser muito particulares, pois dependem das vivências de cada um, já que o medo de altura é considerado um mecanismo de sobrevivência evolutivo dos mamíferos.

 

Alguns psicólogos e pesquisadores acreditam que a acrofobia pode ter uma ligação direta com o trauma de uma queda anterior, ou com a memória de já ter presenciado os pais tendo uma reação exagerada com relação à altura.

Como perder o medo de altura?

Como trabalhar o medo de altura para saltar de paraquedas?

 

Além de buscar tratamento com um psicólogo ou psiquiatra caso necessário, há outras dicas que podem ajudar a desenvolver mais confiança para enfrentar o medo.

Compreenda seu medo

Se o medo de altura estiver atrelado a alguma experiência traumática do passado, a terapia pode ajudar a ressignificar esse acontecimento.

 

Estar condicionado a sentir um medo incontrolável de situações que podem apresentar riscos de queda é sofrido, pois algumas vezes esse risco é irracional ou pessimista.

 

Buscar um terapeuta é uma das opções para compreender seu medo e começar a rompê-lo.

Tente usar o lado racional

Quando usamos nosso lado racional, somos capazes de identificar com mais facilidade quais situações podem, de fato, apresentar algum perigo.

 

Mas se deixamos o emocional falar mais alto, podemos perder o controle da situação. É aí que o medo é acionado e se instala.

 

Não é fácil manter o controle ou pensar racionalmente durante os momentos em que estamos com medo. Mas tentar ao máximo focar os pensamentos em coisas que aliviam a sensação de medo é uma boa alternativa para vencer a acrofobia.

 

Tente respirar fundo e trazer seu lado racional à tona, avaliando se a situação realmente apresenta riscos.

Mantenha a calma

Não é nada fácil, mas se você conseguir pensar racionalmente, então manter a calma será uma ótima consequência.

 

Mas uma coisa está ligada a outra: mantenha a calma para tentar ser racional, ou seja racional e automaticamente você manterá a calma.

 

O segredo é tentar fazer respirações lentas e profundas se a fobia disparar, isso vai reduzir o índice cardíaco e aumentar o fluxo de oxigênio para os músculos, diminuindo a tensão e ajudando no reequilíbrio do corpo.

Reveja sua alimentação

Tudo o que comemos e bebemos impacta diretamente na nossa saúde. Sendo assim, manter uma dieta balanceada é uma ótima maneira de ajudar seu corpo.

 

Remova estimulantes da sua dieta, como cafeína, energéticos ou alimentos com alto teor de açúcar.

 

Além disso, tente manter uma dieta balanceada, coma frutas, legumes e beba os 2 litros de água por dia que são recomendados.

Vá aos poucos

Se você quer vencer o medo de altura para saltar de paraquedas e se aventurar na adrenalina, comece aos poucos e respeite sempre os limites do seu corpo.

 

Tente enfrentar o medo lentamente, não tenha pressa de começar a olhar para baixo quando estiver em cima da escada ou para fora da janela do primeiro andar. Comece dando uma olhadinha e com o passar do tempo você vai se acostumando com a sensação de altura.

Saltar de paraquedas pode ajudar?

Saltar de paraquedas exige bastante confiança em estar nas alturas. Então talvez essa opção seja melhor para quem já consegue vencer o medo ou não sofre de Acrofobia.

 

Entretanto, o salto de paraquedas traz vários benefícios ao corpo, como por exemplo:

 

  • Ajuda a trabalhar o foco e as emoções;
  • Possibilita o autoconhecimento;
  • Otimiza o desempenho físico;
  • Estimula a produção de adrenalina;
  • Promove o relaxamento.

 

Se você se sente confiante para encarar as alturas, então não vai se arrepender de saltar de paraquedas!

 

Caso queira saber mais sobre o salto ou tirar outras dúvidas, entre em contato com a Sky Company.

 

A Sky Company é uma escola de paraquedismo que está localizada no Centro Nacional de Paraquedismo, na cidade de Boituva, interior de São Paulo. Nossa história é formada por muito profissionalismo, excelente equipe e por proporcionar conforto e bem-estar a todos os alunos.

 

Agende já seu salto!

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade