Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

5 mitos do paraquedismo para você conhecer

5 mitos do paraquedismo para você conhecer

Quer saber quais são os maiores mitos do paraquedismo? Então confira esse artigo que preparamos para você! 

 

A falta de informação ou as famosas “fake news” atrapalham muito o dia a dia das pessoas e acabam as prejudicando em diversos aspectos.

 

A mesma coisa acontece quando se trata desse esporte que nem todos sabem exatamente como funciona. Então quais são os maiores mitos do paraquedismo?

 

Entender um pouco mais sobre o paraquedismo pode te ajudar a criar coragem para enfrentar o medo e se jogar nessa aventura tão marcante. É preciso se atentar ao que é verdade ou não, você deixará de experimentar uma sensação incrível por conta de um mito?

 

Não queremos que isso aconteça com você! Portanto, confira os 5 principais mitos do paraquedismo no artigo a seguir.

1- Voar muito alto pode ser perigoso

Não caia nessa! Um dos mitos mais clássicos que envolvem o paraquedismo é o que diz que quanto maior a altitude, maior o perigo.

 

Muito pelo contrário, a altitude permite aproveitar muito mais o momento de queda livre, além de oferecer mais tempo para o paraquedista agir caso haja algum problema durante o salto.

 

O fato de a tecnologia ter contribuído para a modernização dos equipamentos também contribui para uma maior segurança ao saltar.

 

Portanto, grandes altitudes são consideradas as “amigas” dos paraquedistas, a falta dela é que não.

2 – O impacto do paraquedas machuca

Isso não é verdade, o impacto causado pelo paraquedas não machuca, pois é um movimento que ocorre de uma maneira gradual e que leva somente quatro segundos para ser concluído.

 

Na realidade, o que acontece é apenas uma falsa sensação de que o impacto no momento de abrir o paraquedas é brusco e pode machucar, quando na verdade é apenas uma ilusão de ótica que cria essa ideia equivocada.

 

Já imaginou perder um momento tão incrível que é saltar de paraquedas apenas por acreditar em um mito? Não vamos deixar isso acontecer com você!

3 – Não é seguro pular de paraquedas

Mitos do paraquedismo para você deixar de lado

 

Se você contar para alguém que vai pular de paraquedas e essa pessoa tentar te convencer de que não é seguro, agora você já sabe que isso é mais um dos mitos do paraquedismo!

 

Esqueça a ideia de que pode ser perigoso, saltar de paraquedas é muito mais seguro do que você imagina, ainda que envolva riscos (como qualquer outro esporte). É natural bater uma insegurança, mas não se preocupe, há dados que comprovam o contrário.

 

Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, o número de acidentes fatais envolvendo o esporte só diminui. Nos anos 2000, por exemplo, foram registrados 2,7 milhões de saltos e em 2018 esse número chegou a 3 milhões e 300 mil saltos.

 

Isso significa que para cada acidente fatal ocorrido, foram realizados mais de 253 mil saltos, o que equivale a uma porcentagem de 0,004 fatalidades para cada 1.000 saltos, só em 2018.

 

Dito isso, podemos concluir que: sim, é seguro saltar de paraquedas, pode ir com tudo!

4 – A velocidade do paraquedas é a mesma para todo mundo

Muitas pessoas acreditam que todas as pessoas que saltarem alcançarão a mesma velocidade, mas isso não é real, pois não existe um padrão de velocidade em queda livre, cada caso é um caso.

 

Isso também depende de alguns fatores: altura, vestimentas, peso do passageiro e do instrutor, tipo físico, entre outros. Além disso, o formato do nosso corpo também pode interferir diretamente no centro de gravidade e, consequentemente, alterá-la.

 

A velocidade máxima de um salto vertical pode ser superior a 200 km/h, entretanto, nem todos os saltos alcançam essa marca, pois há diversas modalidades do paraquedismo que possibilitam mais velocidade do que outras.

5 – É necessário saltar com máscara de oxigênio

Por fim, o último mito envolvendo o paraquedismo é o de que há necessidade de utilizar uma máscara de oxigênio para saltar. Apenas alguns paraquedistas famosos precisaram desse equipamento, mas isso só foi necessário por conta da altitude que eles alcançaram, saltando da estratosfera e ultrapassando a velocidade do som.

 

Quem nunca saltou pode ter medo ao ouvir uma informação como essa, mas não se preocupe, é só mais um mito que pode desencorajar quem ainda não sabe muito sobre o esporte.

 

É importante ressaltar que os saltos mais comuns – ou seja, aqueles oferecidos para aventureiros iniciantes ou experientes – dispensam o uso de máscaras de oxigênio.

 

Ou seja, só há necessidade da máscara de oxigênio se a altitude do salto for superior a 5.500 metros. A partir disso, a capacidade do corpo em encontrar oxigênio em abundância acaba ficando limitada.

 

Essa limitação pode resultar em uma condição chamada hipóxia: uma situação que ocorre quando a quantidade de oxigênio transportada para os tecidos do corpo é insuficiente, isso diminui a capacidade do organismo em manter as funções corporais ativas.

Quer saber mais?

Esses são apenas 5 dos mitos mais comuns envolvendo o paraquedismo, mas há outras curiosidades super interessantes que podem fazer você se apaixonar por esse esporte ou hobby tão fascinante.

 

Se esse artigo despertou sua curiosidade e você deseja saber mais a respeito, tirar dúvidas ou até mesmo agendar seu salto, então que tal falar com a Sky Company?

 

A Escola de Paraquedismo Sky Company, atua no esporte há 25 anos, contando com profissionais habilitados e equipamentos para paraquedismo de última geração, proporcionando total segurança para realização de salto duplo, instrução de alunos e formação de novos adeptos ao esporte.

 

Além disso, você pode descobrir outros mitos do paraquedismo e até mesmo conhecer os Cursos de Paraquedismo que a Sky Company oferece! Esperamos você!

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade