Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Modalidades do Paraquedismo: Como é o estilo “Precisão”

Modalidades do Paraquedismo: Como é o estilo

Conheça as técnicas responsáveis por fazer com que os atletas sintam a necessidade de ir cada vez mais longe

O paraquedismo é um dos esportes radicais que mais têm crescido nos últimos anos. Isso pode ser identificado na quantidade crescente dos adeptos dessa prática esportiva.

Se você acha que saltar de paraquedas só se resume ao salto duplo ou às atividades militares, deve saber que existem modalidades do paraquedismo que são verdadeiros testemunhos de sua evolução.

Uma delas é o salto de precisão. Saiba mais sobre suas características e descubra por que ele tem atraído tantos adeptos.

No que consiste a modalidade Precisão

A Precisão é a modalidade mais antiga do paraquedismo. Sua prática se dá por meio do paraquedas aberto e o objetivo principal é que o paraquedista atinja uma marcação no centro de um alvo determinado, que possui 3 centímetros de diâmetro.

Complexidade e técnica

O salto de precisão é uma das modalidades do paraquedismo mais complexas que o paraquedista pode realizar. Como a gente já disse, o objetivo principal é acertar o alvo.

Como isso é realizado? No calcanhar do atleta é inserido um sensor. Ele deve tocar com esse instrumento o alvo eletrônico, que fica em cima de um colchão no solo.

Dessa forma, vence aquele que conseguir uma marcação mais próxima do centro do alvo, ou seja, aquele que atingir a menor quantidade em centímetros. Não é a toa que os resultados desse tipo de competição de paraquedismo são sempre muito próximos.

Para você ter uma ideia, em campeonatos mundiais, a diferença de resultados é mínima. No entanto, graças à evolução tecnológica, os alvos mais modernos possuem marcação eletrônica na área próxima à marcação, o que, além de facilitar, garante maior precisão.

Ao contrário de outras modalidades do paraquedismo, que focam na performance do atleta em queda livre, na Precisão, o centro de decisão está junto ao solo. De modo geral, essa prova exige uma grande coordenação de movimentos.

O que é necessário para a realização da prova de Precisão

Existe uma lista de fatores que devem ser considerados para a realização de uma prova perfeita de precisão no paraquedismo. Os principais são:

Paraquedas

Nessa modalidade do paraquedismo, é utilizado paraquedas retangular, do tipo asa. Esse equipamento permite o controle total sobre a direção e navegabilidade.

Além disso, o paraquedas retangular é bem mais suave em comparação aos tradicionais. É essa suavidade promovida pela retangular que faz com que o paraquedista consiga pousar com uma maior precisão no centro do alvo.

Paraquedista em salto

Correntes térmicas

Depois que se lança do avião, paraquedista fica por alguns momentos em queda livre, a uma velocidade que ultrapassa 200 km/h e em direção ao solo.

Isso quer dizer que o processo de descida é vertiginoso que deve ser encarado para que a prova seja concluída com sucesso. Ao longo da descida, os atletas do paraquedismo se deparam com correntes térmicas.

Essas ondas de correntes de ar ascendente são as responsáveis por promover a altura das aeronaves, que as atravessam. No entanto, no caso dos paraquedistas, elas podem mudar completamente o trajeto do voo, como ocorre no parapente.

Uma vez que um paraquedista entra em uma corrente térmica, é muito difícil sair dela. Ele pode ser empurrado para uma rota bem distante do seu alvo. Nesse caso, ele deve tentar manobrar cuidadosamente o velame, de modo a recuperar o controle da direção.

Vento

Sem dúvidas, esse elemento é um dos principais responsáveis pela realização de uma competição de precisão. Ele é o fator determinante na realização de uma boa ruim.

Por isso, para que todos os atletas disputam em igualdade de circunstâncias, as seguintes regras devem ser levadas em consideração:

  • As medições do vento são de responsabilidade do juiz e di diretor da prova;
  • A intensidade máxima que o vento pode atingir ao nível do solo deve compreender entre 6 a 8 m/s;
  • No momento do pouso, se o paraquedista sentir que o vento do solo for superior ao foi estabelecido, ele pode solicitar ao juiz da prova um re-jump. A solicitação só é válida se for feita até 15 segundos após o pouso;
  • A prova pode ser interrompida por, no mínimo, 5 minutos, caso o vento exceda os 9 m/s.

Alvo

O centro do alvo que o paraquedista deve acertar com o sensor deve ser um disco eletrônico. Nele, é preciso haver uma marca de 3 centímetros de diâmetro. Além disso, a cor do alvo deve ser, preferencialmente, amarelo sobre o disco preto.

O disco eletrônico tem que ficar localizado no centro de colchão artificial, que deve estar o mais plano possível e ser capaz de medir um raio mínimo de 16 cm.

Assim que cada atleta realiza o pouso, o disco eletrônico deve ser reposto imediatamente.  A exceção é para os saltos em equipe, caso exista insuficiência de tempo devido ao curto intervalo de tempo de pouso dos integrantes.

Experiência que antecede todas essas modalidades

Se você se identificou a Precisão, uma das modalidades do paraquedismo, é importante que saiba que ela é praticada por profissionais com ampla experiência. Mas isso não significa que você não pode entrar para o time.

Na verdade, toda essa radicalidade presente em cada categoria se iniciou porque os atletas iniciaram suas atividades no esporte com o salto duplo. Venha saltar de paraquedas com a Sky Company e se permita descobrir uma paixão que talvez você nem saiba que exista.

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus
© Copyright 2019 | Sky Company Paraquedismo - Boituva, SP | Todos os direitos reservados - Política de Privacidade
parceria: |