Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Esportes Paralímpicos: conheça algumas modalidades

Esportes Paralímpicos: conheça algumas modalidades

Saiba a história e quais são as modalidades dos esportes paralímpicos

 

Os esportes paralímpicos são parte do maior evento voltado para pessoas que possuem alguma deficiência física.

 

Hoje em dia esse universo é repleto de modalidades dos esportes paralímpicos e, eles ajudam a aprimorar a autoconfiança e autoestima dos jogadores, além de favorecer significamente suas condições cardiovasculares, agilidade e equilíbrio.

 

Esses esportes podem ser praticados tanto individualmente quanto em grupo, o que favorece a socialização com pessoas deficientes e não deficientes também.

 

História dos esportes paralímpicos

Durante os anos 40, o médico Ludwig Guttman, criou os esportes paralímpicos com o intuito de reabilitar os militares que sobreviveram a Segunda Guerra Mundial mas que, sofreram algum tipo de amputação.

 

Organizada por Guttman, a competição se iniciou em Stoke Mandeville, na Inglaterra, porém foi no ano de 1960 que a primeira Paralimpíada aconteceu de fato, em Roma.

 

O primeiro Comitê Paralímpicos Internacional foi criado em 1989, e em 2001 houve um acordo realizado com essa entidade e foi criado o Comitê Olímpico Internacional.

 

A participação de atletas brasileiros começou em 1976, em Toronto, mas a medalha para o país só veio quatro anos depois.

 

A medalha de prata foi conquistada pela dupla Robson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos da Costa na modalidade Lawn Bowls, semelhante à bocha que é praticada na grama.

 

Quais são as modalidades dos esportes paralímpicos?

As modalidades dos esportes paralímpicos são divididas para atletas individuais ou em grupos. Algumas também pertencem a linha dos esportes radicais.

 

Modalidades individuais

  • Bocha: É considerado um esporte de estratégia e que consiste em lançar bolas coloridas o mais perto possível da bola branca. Esta modalidade pode ser realizada individualmente e em dupla.

 

  • Atletismo: É voltado para deficientes físicos, visuais e intelectuais. As provas são de arremessos, saltos e lançamentos.

 

  • Ciclismo: Nessa modalidade, a tática é combinada com a velocidade, e permitem quatro bicicletas, cada uma de acordo com a deficiência do atleta. Podem ser as convencionais, triciclos, handbikes e tandem.

 

Com eventos para homens e mulheres, esse esporte é voltado para deficientes visuais, com paralisia cerebral e lesionados medulares (os cadeirantes).

 

  • Judô: Essa modalidade é voltada para os deficientes visuais desde 1970. Eles são divididos por categorias de acordo com o seu peso muscular e com o grau da sua deficiência visual.

 

A luta já é iniciada com o atleta em contato com o kimono do seu oponente.

 

  • Natação: No início, essa modalidade era apenas praticada por deficientes com lesões medulares, mas com o passar do tempo, se estendeu para outras deficiências tanto físicas quanto visuais e intelectuais.

 

 

  • Tênis de mesa: Os atletas com amputação, deficiência intelectual ou paralisia cerebral podem fazer parte dessa modalidade, que está nos jogos desde a primeira Paralimpíada, em Roma.

 

 

 

  • Tênis de cadeira de rodas: Os atletas cadeirantes podem participar dessa modalidade. O intuito é mandar a bola para o campo do adversário sem que ela toque uma terceira vez no chão.

 

 

Modalidade em grupo

 

  • Basquete em cadeira de rodas: Praticado por atletas (homens e mulheres) cadeirantes. A única diferença da regra principal é que, o atleta pode dar dois movimentos na roda da cadeira antes de quicar ou arremessar a bola.

 

 

 

  • Goalball: Esse esporte é direcionado exclusivamente para atletas com deficiência visual. É jogado com bolas que contém guizos internos, então é necessário que durante a partida, a plateia faça o máximo de silêncio.

 

 

  • Futebol de 5:  Voltado também para deficientes visuais, o futebol entrou para os Jogos Paralímpicos no ano de 2004. O jogo acontece em uma quadra semelhante ao do futsal.

 

 

  • Futebol de 7: Praticado com atletas com paralisia cerebral decorrente à acidentes vasculares cerebrais ou traumatismo crânio-encefálico, o jogo conta com seis jogadores na linha e um jogador no gol.

 

 

 

  • Vôlei sentado: Os jogadores praticam essa modalidade com uma rede e uma quadra menor do que a modalidade olímpica. Os atletas com paralisia cerebral e com alguma deficiência física relacionada à locomoção pode jogar essa modalidade.

 

 

Como aconteceu o salto de paraquedas com cadeira de rodas

Saltar de paraquedas pode não ser umas tarefas mais fáceis, ainda mais quando se trata de saltar com uma cadeira de rodas. Claro que, diversas pessoas com deficiência já saltaram de paraquedas, mas até o ano passado, ninguém tinha saltado com uma cadeira de rodas.

 

Em junho de 2019, o atleta radical da elite do Canadá, Lonnie Bissonnette, conseguiu realizar um skydive com uma cadeira de rodas!

 

Com a ajuda dos seus amigos, Lonnie pulou de um avião com uma cadeira equipada com um sistema de corte e um paraquedas, para caso ocorresse eventuais problemas durante o salto.

 

Dois amigos de Lonnie, Angus Smith e Gareth Parry, o ajudaram a garantir que não houvesse instabilidade, enquanto Ivan Rusev e Daniel Mera voaram com uma câmera. Um observador ficou por conta do Cliff Crawford, que caiu bem em frente à Lonnie.

Salto de paraquedas em esportes paraolímpicos

Lonnie ficou paralisado após sofrer uma lesão na medula espinhal devido à um salto em 2004, quando seu paraquedas não abriu por completo e ele caiu dentro de um rio em uma velocidade de aproximadamente 100 km por hora.

 

Um ano após o acidente, Lonnie voltou a saltar, e fez saltos com o os quatro objetos de BASE (Buildings, Antenas, Span, Earth). Ele foi o primeiro paraplégico do mundo a pular com os quatro objetos e segue atualmente sendo o único a ter saltado com eles.

 

O salto de Lonnie com a cadeira de rodas foi um sucesso, e já há uma edição mais longa em andamento! Vamos aguardar com ansiedade para rever este feito.

  • Arthur Moura

    boa pesquisa

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade