Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Mitos sobre o salto de paraquedas

Mitos sobre o salto de paraquedas

Conheça os principais mitos do paraquedismo e como a desinformação pode fazer com que você desista de aproveitar um excelente salto de paraquedas

 

Os mitos sobre o salto de paraquedas ainda afastam muitas pessoas de experimentar esse esporte tão radical. Seja por desinformação ou para desencorajar os iniciantes, essas informações falsas destoam bastante de como é saltar de paraquedas de verdade.

 

Assim, é preciso ficar atento para não acreditar em tudo que falam sobre o assunto. Em muitos casos, são histórias absurdas e que não têm qualquer sentido com a realidade. Ao acreditar nelas, você certamente estará dando voz ao medo e deixará de experimentar um fantástico salto de paraquedas.

 

Quer descobrir como é saltar de paraquedas e afastar de vez os mitos sobre esse assunto? Então, confira o conteúdo que preparamos sobre o tema, logo abaixo!

Mito #1: quanto maior for a altitude, maior é o perigo

Esse é o primeiro mito a ser desmascarado, já que a altitude, de forma contrária, é uma “amiga” do paraquedista. Isso acontece por dois motivos principais:

  1. Com mais altitude é possível aproveitar a queda livre por mais tempo;
  2. Caso uma situação de emergência ocorra, o paraquedista tem mais tempo para agir.

 

Portanto, grandes altitudes só proporcionam mais momentos sentindo a adrenalina fluindo pelo corpo, o que é excelente para quem é viciado nela.

Mito #2: Ficar inconsciente durante uma queda livre é certeza de morte

Mais um mito inconsequente e que certamente afasta muitos interessados no paraquedismo. Durante uma queda livre, caso o paraquedista fique inconsciente, o paraquedas – na maioria dos casos – vai funcionar normalmente.

 

Isso acontece pelo mecanismo automático chamado AAD (Automatic Activation Device), que possibilita o acionamento do paraquedas após uma determinada altura ser alcançada. Dessa maneira, o paraquedista estará protegido em situações raras de perda de consciência.

Mito #3: todo paraquedista precisa saber dobrar seu paraquedas

Outro mito bastante comum, já que envolve questões de segurança, diz respeito à dobragem de paraquedas. Nesse ponto, é verdadeira a informação que os atletas treinados dobram seu equipamento principal.

 

No entanto, os iniciantes não precisam fazê-lo, justamente pela falta de prática em manusear o paraquedas como um todo. Assim, existem profissionais capazes de ajudar e realizar essa tarefa com habilidade e segurança necessárias.

Mito #4: todo salto de paraquedas exige máscaras de oxigênio

Novamente, um mito que tende a colocar medo em alguns curiosos sobre o paraquedismo. Assim, é importante ressaltar que os saltos de paraquedas mais comuns, oferecidos para aventureiros iniciantes e experientes, dispensam o uso de máscaras de oxigênio.

 

Na verdade, a exigência só é válida quando a altitude do salto for além de 5.500 metros. A partir dessa altura, a capacidade de encontrar oxigênio em abundância fica limitada, o que resulta em uma condição chamada hipóxia, onde o organismo não tem a capacidade de manter as funções corporais ativas.

 

Sensação de como é saltar de paraquedas

 

Mito #5: o impacto de abrir o paraquedas machuca

Apesar de ser um mito, é possível entender como esse assunto chega até as pessoas. Após a abertura do paraquedas, para quem está olhando de fora, é gerada a sensação de que um verdadeiro impacto aconteceu com o paraquedista. Mas isso é o oposto de como é saltar de paraquedas na realidade.

 

No entanto, essa é apenas uma ilusão de ótica, pois a redução brusca de velocidade nos faz imaginar que o atleta, repentinamente, é puxado para cima. Com isso, muitas pessoas ainda acreditam que isso machuca os paraquedistas e, por esse motivo, evitam o salto de paraquedas.

Mito #6: pousar de paraquedas é difícil e pode machucar

Da mesma forma que o item anterior, o desconhecimento faz a desinformação espalhar rapidamente, o que é o caso do pouso de paraquedas. Ao chegar perto do chão, o atleta consegue manejar o equipamento para que a parte final do salto seja tranquila e agradável.

 

Assim, pousar de paraquedas causa o mínimo de impacto para o corpo e, por sinal, é uma das sensações mais legais que existem, pois simbolizam o fim de uma aventura fantástica e inesquecível.

Mito #7: as chances de pousar em um local inesperado são grandes

Outro mito bastante difundido, mas sem qualquer tipo de sentido, diz respeito – novamente – à segurança do pouso. Nesse caso, estamos falando de situações inesperadas, onde os atletas podem pousar em árvores, em cima de construções, no meio de lagos e rios, etc.

 

Apesar disso ser possível, no paraquedismo oferecido pelas escolas altamente qualificadas temos um cenário seguro para a prática do esporte. A região do salto, normalmente, é plana, sem árvores ou qualquer tipo de obstáculo que possa causar perigo aos praticantes.

 

Principalmente em Boituva, a capital do paraquedismo no Brasil, temos um cenário perfeito para todos os níveis de atletas. Desde o clima agradável até uma região fisicamente segura, a cidade do interior é perfeita para o esporte.

Como é saltar de paraquedas? Só experimentando para saber!

O paraquedismo é um esporte incrível e que atrai muitos praticantes ao longo dos anos. Ter a capacidade de saltar de um avião para a queda livre, experimentando a adrenalina subir e contemplando a vista certamente é uma experiência única. Portanto, é difícil descrever como é saltar de paraquedas em poucas palavras.
Por isso, é importante ignorar os mitos que são difundidos de forma equivocada para aproveitar todos os benefícios que o paraquedismo traz. Seja com a família ou entre amigos, saltar de paraquedas é um momento único e que traz sensações igualmente únicas. Então, reserve o seu salto e aproveite!

 

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade