Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Conheça as competições de paraquedismo e como elas funcionam

Conheça as competições de paraquedismo e como elas funcionam

Conheça as principais competições de paraquedismo e como elas funcionam. Confira também o que precisa para participar desses eventos! 

 

Atualmente, o paraquedismo é um esporte de aventura bastante acessível e isso fez com que muitas pessoas se interessassem mais pela prática. Neste cenário, muitas escolas se reúnem para realizar diversas competições de paraquedismo.

 

Embora o esporte não possua tanto incentivo no país, ainda assim, existem muitos campeonatos nacionais onde os atletas demonstram suas habilidades impressionantes em diferentes categorias.

 

Além disso, existem competições no mundo todo que reúnem atletas habilidosos de todos os lugares em apresentações aéreas incríveis. Conheça aqui quais as principais competições de paraquedismo, no cenário internacional e no Brasil. Confira!

6 competições de paraquedismo

menina pulando de paraquedas

Existem várias competições no Brasil e no mundo que revelam atletas habilidosos em diferentes categorias. Quem deseja participar, precisa apresentar todas as certificações necessárias como pré-requisitos.

 

Dentre esses cursos, destacamos o AFF (Accelerated Free Fall), o Basic Body Fly (BBF) e  o Free Fly.  Então, conheça algumas das competições de paraquedismo no cenário internacional e nacional a seguir:

Campeonato Internacional de Paraquedismo

Trata-se do maior evento deste esporte. Por isso, é muito cobiçado pelos atletas que buscam visibilidade, já que terá contato com profissionais de todos os locais do mundo. Além disso, esta competição abrange várias modalidades do paraquedismo.

 

Neste campeonato, o atleta Humberto Siqueira Nogueira conquistou ouro na modalidade Freefly na edição de 2015. Esta categoria permite que o atleta salte em várias posições diferentes, como sentado, de cabeça para baixo, de barriga, entre outras.

Open de Merdeka – Campeonato Internacional de Paraquedismo

Nesta competição, ocorre a premiação do melhor atleta de paraquedismo nas categorias de Formação em Queda Livre e Precisão. Ou seja, uma das modalidades mais antigas e tradicionais do Paraquedismo.

 

Além disso, atletas com poucas experiências podem participar desta modalidade e desenvolver melhor sua memória, velocidade de raciocínio e a capacidade de trabalho em equipe. 

 

O objetivo desta modalidade consiste em formar o maior número de figuras pré-definidas no céu, em 35 segundos de queda-livre. O público gosta muito de assistir, afinal, se assemelha a um balé aéreo. 

Campeonato do Mundo de Pilotagem de Calotes

A FAI (Federação Aeronáutica Internacional) organiza este evento onde competem atletas nas categorias de Precisão; Distância e Velocidade e Pilotagem de Calotes.

 

Neste concurso, dentre as várias provas realizadas, existe uma delas, onde o paraquedista precisa provar sua habilidade na pilotagem de seu paraquedas, em grande velocidade junto à água e ao chão. 

 

Além disso, as equipes também precisam realizar formações em voo, mas, desta vez, com os calotes. Ou seja, o paraquedas aberto, ao invés de quedas livres. No entanto, existe uma  competição só para esta modalidade, o Campeonato do Mundo de Formação de Calotes.

Campeonato do Mundo de Eventos Artísticos

Como o próprio nome já diz, esta competição é conhecida como a prova rainha do paraquedismo direcionado para as categorias artísticas, como o Skysurf, o Free Flying e o Freestyle.

 

Neste evento, as equipes precisam, ao menos, ter um Câmera Flyer, um paraquedista que salta e filma as manobras do atleta parceiro. A prova consiste na realização de um conjunto de manobras acrobáticas que ocorrem durante os 45 segundos da queda livre.

 

O Skysurf se diferencia por conta da prancha que o paraquedista deve carregar, parecida com uma prancha de surf, em que ele desliza e realiza movimentos de rotação, como se estivesse surfando no céu. 

Jogos Aéreos Mundiais

Este evento, uma das competições mais populares do esporte, conta com as categorias de Formação e Pilotagem de Calotes e Precisão em Queda Livre. A FAI também organiza esta competição.

 

Em 2022, os Jogos Aéreos Mundiais acontecerão na Turquia. Além do paraquedismo, acrobacias de Aeromodelismo e Corridas aéreas de Balonismo, Asa-delta e Helicóptero Microleve também estarão presentes. 

Campeonato brasileiro de formação em queda livre

No cenário nacional, este evento merece destaque, já que nele se determina quais os atletas brasileiros que representarão o Brasil nas competições internacionais. Em 2021, o campeonato ocorreu na cidade de Anápolis.

 

Na ocasião, mais de 100 atletas se reuniram para saltar e se dividiram em 7 equipes, cada uma formada entre 6 a 12 atletas, sendo que uma das equipes foi formada somente por mulheres. 

 

Dentre todas as provas, existe, por exemplo, a competição de 4 atletas, em que é preciso realizar a formação de figuras determinadas durante o tempo total de 35 segundos em queda livre. Ao longo de 10 saltos, vence a equipe que realizar mais figuras corretas.

Regras das competições do paraquedismo

 

Vale destacar que existem várias outras competições de paraquedismo e cada uma delas exige seus próprios requisitos. Portanto, quem deseja participar de algum evento deste esporte, precisa pesquisar quais as normas e regras de cada um.

 

Neste contexto, ainda existem competições exclusivas para equipes de militares que não incluímos nesta lista. Conforme o Portal Livro do Conhecimento, existem cerca de 750 paraquedistas militares no país.

 

Em resumo, é necessário que o atleta apresente a certificação que concorde com a natureza do evento. Dentre os requisitos, os mais pedidos são:

 

  • Curso AFF (Accelerated Free Fall): trata-se do primeiro certificado para quem deseja seguir na profissão e participar dos eventos da categoria, ou seja, um curso básico;
  • Curso BBF (Basic Body Fly): curso para aperfeiçoar os conhecimentos na atividade, onde o paraquedista aprende manobras e técnicas mais avançadas;
  • Curso Free Fly: formação destinada para paraquedistas mais experientes, com manobras e técnicas ainda mais complexas, com saltos em diferentes posições. 

 

Vale lembrar que para realizar o primeiro salto não existe pré-requisito. Afinal, você saltará com um instrutor qualificado para pilotar todo o equipamento. A prática é bastante emocionante e costuma conquistar já na primeira experiência.

 

Portanto, se você quer saber mais sobre este esporte, continue em nosso blog ou agende seu salto com a equipe da Sky Company e se desenvolva nesta prática que conquista cada vez mais adeptos. 

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade