Dia do atleta profissional: saiba como se tornar um paraquedista
Saiba mais sobre a importância do Dia do Atleta Profissional e como fazer o paraquedismo se tornar profissão
No Brasil, o dia 10 de fevereiro fica marcado como o Dia do Atleta Profissional, data essa para homenagear todos os atletas que fizeram do esporte a sua profissão.
Sabemos que nem sempre essa é uma jornada fácil. Ela exige muita dedicação, tanto física quanto emocional e mental.
Atualmente, existe um apoio maior para a profissão desportista, contudo, a remuneração ainda é um ponto sensível e que pode afetar muitos atletas.
Mesmo com dificuldades, fato é que muitos atletas vão longe com muito empenho de realizar seus sonhos, por isso, separamos um artigo para contar mais sobre este dia tão importante e como o esporte passou a ser tratado como uma profissão. Confira!
Como surgiu o Dia do Atleta Profissional?
Hoje em dia, os atletas profissionais possuem auxílio da Lei Agnelo Piva, na qual determina que 2% da arrecadação bruta de todas as loterias federais sejam repassadas ao Comitê Olímpico Brasileiro (85%) e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro.
Contudo, antigamente, mesmo que uma pessoa se dedicasse totalmente a um esporte em específico, a remuneração não era garantida.
Os primeiros registros de alguma prática esportiva se dão pelas atividades militares, assim como o objetivo de cuidados com o corpo. De acordo com historiadores, isso ocorreu por volta de 4000 a.C.
De lá para cá, os esportes começaram a ter mais notoriedade, na China, por exemplo, a ginástica já começava a dar seus primeiros passos.
Após dois mil anos, no Egito Antigo, outras práticas esportivas começaram a ser exibidas. Neste caso, estamos falando de natação, lançamento de dardo, salto em altura e lutas livres.
E quanto ao paraquedismo?
Apesar de existirem esportes bem mais falados, como o futebol no Brasil, o Dia do Atleta Profissional se estende também aos praticantes de esportes radicais.
Aqui na Sky Company já falamos sobre a história do paraquedismo, mas vamos dar uma pincelada para relembrar.
A história do paraquedismo tem início aproximadamente em 1306, quando registros foram feitos de acrobatas chineses que saltavam de muralhas e torres com um item semelhante a um enorme guarda-chuva.
No entanto, o paraquedismo somente foi formalizado no século XV, quando Leonardo Da Vinci começou seus estudos baseados nos pássaros.
Nessa época, ele inventou algumas máquinas e equipamentos para voo, com isso, ele foi considerado como o projetista de paraquedas.
Já o primeiro paraquedista do mundo surgiu em 1797. Seu nome era André Jacques Garnerin e realizou diversos saltos de paraquedas, inclusive a quebra de recorde, quando saltou a 8000 pés em Londres.
Por volta de 1930, o paraquedismo chegava no Brasil e o Charles Astor, um dos maiores incentivadores do esporte no nosso país, iniciou alguns cursos de paraquedismo no Aeroclube de São Paulo e conseguiu formar diversos alunos.
O auge do paraquedismo foi alcançado em 2012, quando o austríaco, Felix Baumgartner, realizou o maior salto de paraquedas de todos os tempos, a uma altura de 39 mil metros, direto da estratosfera.
Mesmo com muitos altos e baixos, o paraquedismo ainda é um dos esportes radicais mais procurados e realizados ao redor do mundo.
Como se tornar paraquedista profissional?
Se tem uma coisa que o paraquedista profissional faz trabalhando é se divertir. Além da liberdade (literalmente) que ele possui, a diversão todos os dias é garantida.
O paraquedismo, mesmo que pareça repetitivo de certa forma, não deixa os saltos sempre iguais. As sensações podem ser bastante diferentes de salto para salto, mas sem deixar de ser inesquecível.
O atleta que vive desse esporte tem um contato maior com a natureza, com a sensação de voar e, claro, com a adrenalina que o nosso corpo libera, além de outros hormônios que nos fazem sentirmos bem.
Para se tornar um paraquedista e ser uma das pessoas homenageadas no Dia do Atleta Profissional, a dica é investir em um curso, como o Accelerated Free Fall (AFF).
Aqui na Sky Company, escola de paraquedismo, oferecemos esse curso, que foi criado nos Estados Unidos e é bastante realizado ao redor do mundo.
Ele é considerado como o método mais moderno e seguro para quem deseja se tornar um instrutor do esporte.
O curso começa com 10 horas de aula teórica sobre todas as técnicas necessárias para praticar o esporte com segurança.
A parte prática é dividida em 7 níveis e, em cada um deles, o aluno receberá um treinamento específico de 30 minutos e, após o salto, é feita uma avaliação de seus instrutores.
Se saltar de paraquedas já é sensacional, trabalhar com isso traz a atividade a outro patamar, já que os paraquedistas poderão realizá-la todos os dias e, ainda por cima, ser remunerados, o que se mostra como um verdadeiro trabalho dos sonhos.
Com mais de 25 anos de experiência, a Sky Company é a primeira escola de paraquedismo no Brasil com certificação Internacional, localizada em Boituva, interior da cidade de São Paulo. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o AFF.
Postagens Relacionadas