Dia do Paraquedista: curiosidades sobre o esporte
Conheça algumas curiosidades sobre o esporte e apaixone-se pela arte de mergulhar no céu com toda segurança e radicalidade
Dia 22 de outubro é comemorado o Dia do Paraquedista. Para celebrar essa data importante, vamos compartilhar com você algumas curiosidades sobre esse esporte que envolve muita aventura e adrenalina.
O paraquedismo é uma atividade que se baseia na queda de uma altura que pode variar entre centenas e milhares de metros. Geralmente, o ponto de partida para o salto é o avião, mas dependendo da modalidade, do esporte, ele pode variar.
Para retornar à terra com segurança, o paraquedista se vale do paraquedas, equipamento resistente e de alta qualidade para conter a força do vento e da gravidade.
Um pouco de história
A história do paraquedismo teve início no dia 22 de outubro 1797. Durante o período de férias, André-Jacques Garnerin desenvolveu um balão de salto. Sua esposa, Jeanne Genevieve Labrosse foi a primeira mulher paraquedista da história, com salto datado de 12 de outubro de 1799.
Durante o início dessa prática, o paraquedismo era realizado por militares, que se valiam da atividade para deixar homens e equipamentos em lugares de difícil acesso.
Com o passar dos anos, o esporte passou a compor momentos de lazer e, na segunda metade do século XX, passou a contar com atletas.
A partir dos anos 1980, graças à melhoria de equipamentos, o paraquedismo passa a agregar o famoso salto duplo. Dessa forma, qualquer pessoa passou a ter a oportunidade de se aventurar no céu com segurança.
Procedimentos e técnicas de salto de paraquedas
O Dia do Paraquedista, a cada ano que passa, agrega em sua história elementos que passam por recordes, técnicas, evolução dos equipamentos e uma série de itens que são responsáveis pela popularidade do esporte.
Se você não sabe muito sobre o paraquedismo ou já realizou o seu salto e descobriu no esporte uma paixão vitalícia, confira as informações a seguir:
Salto padrão
Nessa modalidade, o paraquedista deixa o avião quando este atinge uma distância de, aproximadamente, 12 mil pés de altitude (3600 metros).
Bagagem do paraquedista
Nas costas, o paraquedista carrega uma mochila que contém o velame principal e de reserva devidamente dobrados.
Velocidade
Assim que salta do avião, o paraquedista passa por um período de queda livre. A velocidade do percurso vai aumentando progressivamente, até que ele atinja, aproximadamente, 200 km/h. São alguns segundos de pura adrenalina!
Abertura do velame
O paraquedas é aberto quando a altitude atinge 5 mil pés ou 1500 metros. Paraquedistas mais experientes podem acionar o equipamento quando chegarem a 900 metros do solo.
Slider
O equipamento possui vários elementos. O slider, por exemplo, é utilizado para regular a velocidade de abertura do velame e evitar que ele se enrole.
Estrutura do velame
O velame é formado por células de náilon. Quando aberto, elas inflam e dão ao equipamento o formato de uma asa. A velocidade do voo com o paraquedas acionado é de, aproximadamente, 30 km/h.
Batoques
São os instrumentos utilizados para a condução do paraquedas. Eles estão ligados à cauda do velame por linhas direcionais. Ao puxar o batoque esquerdo, o paraquedas vira para a esquerda. O mesmo ocorre com o batoque direito.
Vento de pouso
Depois de, aproximadamente, 5 minutos após a saída do avião, para realizar momento do pouso de paraquedas, o ideal é pegar um vento frontal (ou de nariz). Com isso, basta puxar os dois batoques simultaneamente para baixo.
Esse movimento empina o paraquedas e funciona como freio. Isso garante um pouso tranquilo e suave.
Abertura do paraquedas
A maior parte dos paraquedistas se vale do método manual para a abertura do velame. No entanto, também existe uma opção automática que garante a segurança de todos, caso haja algum imprevisto.
Pilotinho
Diz respeito ao miniparaquedas que é puxado da mochila na hora de abrir o velame. Ao ser solto, o pilotinho é inflado pelo ar puxa o paraquedas principal para fora da mochila.
Dobragem
Após o pouso, os equipamentos são levados para uma área específica para serem dobrados. A dobragem possui prazo de validade, o que evita a possibilidade de falhas ou outros tipos de problemas.
Quer saber mais sobre o Dia do Paraquedista e as curiosidades do esporte?
Que tal aproveitar essas informações para agendar seu salto duplo na Sky Company? Venha saltar de paraquedas com a gente no Centro Nacional de Paraquedismo, localizado em Boituva, cidade do interior de São Paulo.
O Dia do Paraquedista foi feito para celebrar os saltadores de um dia ou de uma vida inteira. Por isso, para fazer parte dessa história e ter ainda mais motivos para comemorar, desfrute de todas as vantagens de saltar em grande estilo com um de nossos instrutores altamente capacitados.
Postagens Relacionadas