Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Dia do Paraquedista: curiosidades sobre o esporte

Dia do Paraquedista: curiosidades sobre o esporte

Conheça algumas curiosidades sobre o esporte e apaixone-se pela arte de mergulhar no céu com toda segurança e radicalidade

Dia 22 de outubro é comemorado o Dia do Paraquedista. Para celebrar essa data importante, vamos compartilhar com você algumas curiosidades sobre esse esporte que envolve muita aventura e adrenalina.

O paraquedismo é uma atividade que se baseia na queda de uma altura que pode variar entre centenas e milhares de metros. Geralmente, o ponto de partida para o salto é o avião, mas dependendo da modalidade, do esporte, ele pode variar.

Para retornar à terra com segurança, o paraquedista se vale do paraquedas, equipamento resistente e de alta qualidade para conter a força do vento e da gravidade.

Um pouco de história

A história do paraquedismo teve início no dia 22 de outubro 1797. Durante o período de férias, André-Jacques Garnerin desenvolveu um balão de salto. Sua esposa, Jeanne Genevieve Labrosse foi a primeira mulher paraquedista da história, com salto datado de 12 de outubro de 1799.

Durante o início dessa prática, o paraquedismo era realizado por militares, que se valiam da atividade para deixar homens e equipamentos em lugares de difícil acesso.

Com o passar dos anos, o esporte passou a compor momentos de lazer e, na segunda metade do século XX, passou a contar com atletas.

A partir dos anos 1980, graças à melhoria de equipamentos, o paraquedismo passa a agregar o famoso salto duplo. Dessa forma, qualquer pessoa passou a ter a oportunidade de se aventurar no céu com segurança.

Procedimentos e técnicas de salto de paraquedas

O Dia do Paraquedista, a cada ano que passa, agrega em sua história elementos que passam por recordes, técnicas, evolução dos equipamentos e uma série de itens que são responsáveis pela popularidade do esporte.

Se você não sabe muito sobre o paraquedismo ou já realizou o seu salto e descobriu no esporte uma paixão vitalícia, confira as informações a seguir:

Salto padrão

Nessa modalidade, o paraquedista deixa o avião quando este atinge uma distância de, aproximadamente, 12 mil pés de altitude (3600 metros).

Bagagem do paraquedista

Nas costas, o paraquedista carrega uma mochila que contém o velame principal e de reserva devidamente dobrados.

Velocidade

Assim que salta do avião, o paraquedista passa por um período de queda livre. A velocidade do percurso vai aumentando progressivamente, até que ele atinja, aproximadamente, 200 km/h. São alguns segundos de pura adrenalina!

Dia do Paraquedista e salto de paraquedas

Abertura do velame

O paraquedas é aberto quando a altitude atinge 5 mil pés ou 1500 metros. Paraquedistas mais experientes podem acionar o equipamento quando chegarem a 900 metros do solo.

Slider

O equipamento possui vários elementos. O slider, por exemplo, é utilizado para regular a velocidade de abertura do velame e evitar que ele se enrole.

Estrutura do velame

O velame é formado por células de náilon. Quando aberto, elas inflam e dão ao equipamento o formato de uma asa. A velocidade do voo com o paraquedas acionado é de, aproximadamente, 30 km/h.

Batoques

São os instrumentos utilizados para a condução do paraquedas. Eles estão ligados à cauda do velame por linhas direcionais. Ao puxar o batoque esquerdo, o paraquedas vira para a esquerda. O mesmo ocorre com o batoque direito.

Vento de pouso

Depois de, aproximadamente, 5 minutos após a saída do avião, para realizar momento do pouso de paraquedas, o ideal é pegar um vento frontal (ou de nariz). Com isso, basta puxar os dois batoques simultaneamente para baixo.

Esse movimento empina o paraquedas e funciona como freio. Isso garante um pouso tranquilo e suave.

Abertura do paraquedas

A maior parte dos paraquedistas se vale do método manual para a abertura do velame. No entanto, também existe uma opção automática que garante a segurança de todos, caso haja algum imprevisto.

Pilotinho

Diz respeito ao miniparaquedas que é puxado da mochila na hora de abrir o velame. Ao ser solto, o pilotinho é inflado pelo ar puxa o paraquedas principal para fora da mochila.

Dobragem

Após o pouso, os equipamentos são levados para uma área específica para serem dobrados. A dobragem possui prazo de validade, o que evita a possibilidade de falhas ou outros tipos de problemas.

Quer saber mais sobre o Dia do Paraquedista e as curiosidades do esporte?

Que tal aproveitar essas informações para agendar seu salto duplo na Sky Company? Venha saltar de paraquedas com a gente no Centro Nacional de Paraquedismo, localizado em Boituva, cidade do interior de São Paulo.

O Dia do Paraquedista foi feito para celebrar os saltadores de um dia ou de uma vida inteira. Por isso, para fazer parte dessa história e ter ainda mais motivos para comemorar, desfrute de todas as vantagens de saltar em grande estilo com um de nossos instrutores altamente capacitados.

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade