Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Setembro amarelo e paraquedismo: Como esse esporte pode ajudar a prevenir a depressão

Setembro amarelo e paraquedismo: Como esse esporte pode ajudar a prevenir a depressão

Setembro é o mês oficial de prevenção ao suicídio e todas as discussões voltam os olhares para como minimizar as incidências de casos. Saiba a relação entre setembro amarelo e paraquedismo.

 

Todo mundo tem aqueles dias em que está pra baixo, triste, desanimado…  e isso é absolutamente normal.

 

No entanto, para algumas pessoas esse sentimento é mais duradouro e provoca efeitos ainda mais negativos no dia a dia. É o que hoje conhecemos como depressão.

 

Essa doença, é marcada pela persistência da tristeza, falta de interesse pelas atividades cotidianas e até mesmo perda de apetite e tantos outros sintomas.

 

Além disso, ela é considerada uma das principais causas do suicídio e, por esse motivo, é tão importante colocá-la em pauta. Não à toa, o mês de setembro foi escolhido justamente para tratar desse assunto que vem assombrando a vida de tantas pessoas mundo afora.

 

Mas, você deve estar aí se perguntando: qual a relação entre setembro amarelo e paraquedismo? Acompanhe a seguir e descubra a resposta para essa pergunta!

O que é a depressão?

Antes de mais nada, precisamos entender a fundo o que é essa doença que acomete milhares de pessoas em todas as partes do mundo.

 

Trata-se de um transtorno psicológico afetivo que se caracteriza principalmente por uma tristeza intensa, um sentimento de profundo vazio, cercado por pensamentos negativos e comportamentos autodestrutivos.

 

Essa condição, provoca alterações severas no dia a dia de quem sofre com a doença, interferindo na capacidade de socialização, comprometendo o trabalho, estudos, alimentação e tantas outras atividades cotidianas.

Quais são as principais causas para a depressão?

Na maioria dos casos, a depressão pode estar relacionada a uma série de fatores e, dentre os principais, podemos destacar:

 

  • Fatores genéticos: estudos comprovam que a presença de um componente aumente a suscetibilidade para o desenvolvimento da doença;
  • Bioquímica cerebral: a deficiência de algumas substâncias cerebrais – os neurotransmissores (serotonina, adrenalina e dopamina) – também está associada a depressão.

 

Além disso, existem outras situações que podem contribuir para desencadear a doença, tais como:

 

  • Estresse e ansiedade crônica;
  • Disfunções hormonais;
  • Excesso de peso;
  • Sedentarismo;
  • Determinados vícios;
  • Traumas físicos e psicológicos;
  • Conflitos conjugais;
  • Baixa autoestima;
  • Desemprego ou mudanças bruscas financeiras.

Quais são os principais sintomas da doença?

Como já mencionamos, a tristeza profunda é o principal sintoma quando falamos em depressão.

 

No entanto, pessoas que sofrem com a doença podem apresentar desde sintomas mais leves, como o humor deprimido, alterações de apetite e insônia, até dificuldade para pensar, tomar decisões, problemas de concentração e até mesmo pensamentos de morte e suicídio.

 

Outros sintomas comuns também são:

 

  • Baixa autoestima
  • Sentimentos de culpa;
  • Redução do interesse sexual;
  • Cansaço, mal estar;
  • Taquicardia;
  • Sudorese.

Por que é tão importante falar sobre isso?

Só no Brasil, 5,8% da população sofre com a depressão. No entanto, ainda que seja uma doença bem comum, muitas pessoas sequer sabem do que se trata.

 

Isso porque, por muitos anos não se falou sobre esse assunto e a falta de informação fez com que se acreditasse que apenas ignorar a sua existência era o bastante para que ela sumisse.

 

Em 2015 foi criada a campanha do Setembro Amarelo, voltada para orientar e trazer em pauta informações sobre a importância de cuidar da saúde mental como forma de prevenção do suicídio.

Qual o papel dos esportes radicais?

Dentre as principais formas de prevenção a depressão, hoje falaremos sobre uma vertente que embora seja muito eficaz, ainda é pouco explorada: a prática de esportes radicais.

 

A maioria dos esportes, além de trazerem inúmeros benefícios para a saúde física, contribuem para uma melhora significativa da saúde mental.

 

setembro-amarelo-e-paraquedismo-salto

 

Os exercícios físicos – principalmente os radicais – liberam uma série de substâncias no cérebro capazes de proporcionar uma sensação de tranquilidade, paz, bem-estar e prazer.

 

A endorfina – substância associada ao prazer – é a principal responsável por todos esses benefícios.

 

Neste sentido, o setembro amarelo e paraquedismo tem tudo a ver! Isso porque, trata-se de um esporte radical que ajuda nessa liberação e proporciona uma experiência intensa para quem o pratica.

 

Saltar de paraquedas também ajuda na circulação e oxigenação do cérebro, aumentando a adrenalina e provocando um efeito terapêutico que é um excelente aliado no tratamento da depressão.

 

Além disso, essa prática está comumente relacionada com o aumento de autoconfiança e autoestima de pessoas que antes, haviam perdido o gosto pela vida.

 

Sendo assim, se você sofre  de depressão ou conhece alguém que sofra, que tal auxiliar com informações e marcar um salto para te lembrar o quanto é importante viver?!

 

Estaremos ansiosos aguardando pela sua visita!

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus
© Copyright 2020 | Sky Company Paraquedismo - Boituva, SP | Todos os direitos reservados - Política de Privacidade