Já garantiu seu salto?!
Não saia antes de garantir seu dia!

A Sky Company está preparada para responder qualquer dúvida que tenha em relação aos saltos e pacotes oferecidos.

Venha curtir essa aventura com
segurança e qualidade.
Agende seu Salto

Esportes de adrenalina: quais os benefícios?

Esportes de adrenalina: quais os benefícios?

Entenda o que são os esportes de adrenalina e quais os benefícios para o organismo. Veja também 4 lugares no Brasil para praticá-los!

 

Muitas pessoas já conhecem os benefícios da prática de esportes para manter a saúde física. Mas, o que poucas pessoas sabem é sobre o impacto na saúde mental dos esportes de adrenalina.

 

Não existe um número exato de quantas categorias deste esporte existem atualmente, mas podemos afirmar que a busca por essa prática só cresce. Afinal, esta atividade proporciona momentos indescritíveis, rompe barreiras e desafia limites.

 

Se você tem interesse por este tipo de exercício, conheça mais sobre os benefícios dessa prática e confira 4 opções de lugares brasileiros para se aventurar e se surpreender! Vamos lá?

O que são considerados esportes de adrenalina?

Consideramos esportes de adrenalina todos os esportes radicais, atividades ao ar livre em contato com a natureza e a prática de explorar novos lugares.

 

Ou seja, são atividades físicas que liberam hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Este hormônio prepara nosso organismo para situações não comuns, como estresse, riscos e imprevistos, deixando o corpo em estado de alerta.

 

A adrenalina liberada na prática desses esportes agrada quem procura vivenciar uma experiência única.

 

Isso porque, apesar de parecer perigoso, as atividades buscam segurança em primeiro lugar, permitindo uma experiência cheia de emoção e aventura, mas com tranquilidade.

 

Os esportes de adrenalina costumam ser divididos em duas grandes categorias:  de ação e de aventura.

 

  • Esportes de aventura: atividades que exigem muito preparo físico, resistência e geram muito movimento. São praticados em locais escolhidos conforme condições geográficas, explorando os desafios do lugar. Podendo ser competitivo ou não.
  • Exemplos: rafting, paraquedismo, surf, alpinismo, montanhismo, entre outros.

 

  • Esportes de ação: atividades com riscos calculados, praticados em ambientes planejados, onde a intenção é praticar manobras cada vez mais perfeitas.
  • Exemplos: bike, bung jump, surf, skate, entre outros.

 

O que todos eles têm em comum? A forte emoção que causa em nosso corpo por conta da liberação da adrenalina. É aquela sensação parecida com um “friozinho na barriga”, sabe?

Quais os benefícios dessa prática?

O principal benefício desse esporte já está no nome: a adrenalina! Este hormônio, produzido durante as atividades, traz alívio do estresse, estimula o relaxamento físico e propicia prazer.

 

Desta forma, a prática de esportes de adrenalina faz bem para desenvolvimento motor do corpo, para a socialização, para a saúde mental e expandem o condicionamento físico. Afinal, fomos feitos para correr, nadar, escalar e até mesmo voar.

 

Liberar a adrenalina é mais que um prazer, é uma necessidade do nosso organismo e a prática desses esportes é uma das melhores experiências para isso. Nesse sentido, conheça alguns dos benefícios do salto de paraquedas para nosso organismo:

 

  • Aumenta a energia e a disposição física e mental.
  • Capacidade de raciocinar mais rápido;
  • Melhora a atenção e a cognição;
  • Fortalece a imunidade;
  • Desenvolve a confiança;
  • Ajuda na autoestima;
  • Aumenta o bem-estar;
  • Equilibra o humor;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Libera endorfina;
  • Permite sensação de tranquilidade e bem-estar.

 

Em outras palavras, a adrenalina é responsável por uma série de sensações que nosso organismo busca e precisa para se sentir bem.

 

Além disso, essa sensação de bem-estar aumenta quando se está em contato direto com a natureza, seja em uma trilha, caminhada, escalada, voando ou remando. A modalidade esportiva que cada um escolhe é aquela que mais agrada ao praticante.

4 esportes de adrenalina para praticar no Brasil

quais benefícios do esporte de adrenalina

O Brasil, com tanta diversidade climática, de relevo e vegetação torna-se um ambiente ideal para a prática de vários esportes, proporcionando experiências que levam a adrenalina lá no topo. Então, anota aí 4 lugares incríveis para a prática deste tipo de esporte:

Rapel (Bonito – Mato Grosso do Sul)

 

O rapel  é uma palavra de origem francesa que significa “recuperar”. Na atividade, refere-se ao ato de puxar a corda ao final da descida. Esses exercícios ocorrem em abismos, cachoeiras, cânions, paredões, cavernas, enfim.

 

Mas, o Abismo das Anhumas, em Bonito, esconde uma fantástica caverna com um lago submerso em 72 metros de subida. Os praticantes deste esporte se surpreendem com a paisagem deslumbrante do lugar.

Rafting (Foz do Iguaçu – Paraná)

Dentre as categorias de esportes aquáticos, o Brasil se destaca no rafting, tricampeão mundial neste esporte radical mais praticado do mundo.

 

Além disso, a atividade libera muita adrenalina, já que se trata de descer corredeiras em botes infláveis, enfrentando redemoinhos e ondas de diferentes tamanhos. No país, existem muitos lugares para a prática.

 

Entretanto, Foz do Iguaçu apresenta uma dos lugares mais emocionantes para esta atividade, já que possui as gigantes e belas quedas das Cataratas do Iguaçu. No local, existem quase 4 km de corredeiras, sendo 2 km de água calmas, perfeitas para iniciantes.

Surfe (Praia de Maresias – São Paulo)

Mais um esporte de adrenalina na categoria aquática. Desta vez, uma atividade individual onde o desafio é se manter o maior tempo possível em pé sob uma prancha, deslizando por ondas e realizando manobras incríveis.

 

Neste contexto, o país apresenta um litoral extenso e quem busca ondas para surfar encontra bastante variedade. Mas, a Praia de Maresias é um dos destinos mais desejados pelos praticantes.

 

Isso por conta de suas famosas ondas que atraem surfistas de todo canto do mundo. Na praia, existem ondas dos mais variados tamanhos, para todos os níveis de surfistas. O local ainda conta com uma excelente estrutura, sendo palco para muitos campeonatos de surf.

 

Como se isso não bastasse, a praia lançou o primeiro campeão mundial brasileiro de surfe: Gabriel Medina, em 2014.

Paraquedismo (Boituva – São Paulo)

Por fim, um dos esportes radicais mais procurados do mundo, o paraquedismo. Isso porque seus benefícios em relação à saúde são muitos, já que a atividade proporciona um pico de adrenalina bastante elevado.

 

Ao praticar o paraquedismo, a liberação de adrenalina controla os níveis de ansiedade e reduz o estresse, aumentando a autoconfiança, por exemplo.

 

E Boituva é um dos destinos mais procurados pelos esportistas, tanto experientes como iniciantes. Afinal, o local abriga o maior Centro de Paraquedismo da América Latina, oferecendo uma infraestrutura completa para os apaixonados por este esporte aéreo.

Vai uma dose de adrenalina aí?

Agora que você já conheceu alguns benefícios dos esportes de adrenalina, que tal colocar sua dose desse hormônio em dia saltando de paraquedas?

 

Conheça a Sky Company e nosso time de profissionais extremamente qualificados para tornar essa experiência ainda mais incrível.

Postagens Relacionadas

logo WhatsApp

Entre em contato com a Sky Company Paraquedismo:

como chegar
clique aqui e trace sua rota pelo Waze
como chegar de ônibus

© Copyright 2022 | Sky Company Paraquedismo – Boituva, SP | Todos os direitos reservados – Política de Privacidade